|
Pergunta : Pedro ( Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO ) |
Sobre a Cirurgia do Trauma, gostaria de saber se é uma área valorizada da medicina onde o profissional pode obter bons rendimentos. Faço a pergunta porque já li em respostas de outras perguntas que a cirurgia geral é uma área um pouco desvalorizada, na qual os salários são baixos devido as tabelas dos convênios. A Cirurgia do Trauma, sendo uma subespecialidade da cirurgia geral, recai nesta mesma realidade? É possível obter bons salários dando plantão como cirurgião do trauma? Agradeço desde já, e parabenizo o Doutor pelo ótimo site.
Resposta :
Reconhecida pela resolução 1.973/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Cirurgia do Trauma é uma área de atuação médica e subespecialidade da Cirurgia Geral que visa ao cuidado cirúrgico em situações de urgência e emergência. Nestas situações há a necessidade de procedimentos rápidos, intervenções agressivas e outras ações objetivando minimizar os danos causados em pacientes vítimas de trauma. A formação em cirurgia do trauma é opcional em programas de residência médica em Cirurgia geral tendo duração de 1 ano. É necessário como pré requisito dois anos de residência de cirurgia geral.
Em função do atendimento de acidentes ser realizado pelos Bombeiros e esses pacientes serem removidos exclusivamente para hospitais públicos, os hospitais privados nas suas emergências trabalham com cirurgiões de sobreaviso e não de plantão.
Assim, os empregos de plantonistas para cirurgiões de um modo geral são em hospitais públicos, cujos salários não são muito bons. |