Pergunta : Eduardo ( UNISINOS – RS ) |
Boa tarde, achei ótimo seu site. Gostaria de perguntar a você a respeito das especialidades que se cruzam, que tem rotinas em comum, que são parecidas, o objetivo da pergunta é para um trabalho da faculdade na Unisinos. Podem me ajudar? Resposta : Os avanços recentes e céleres da Medicina tem derrubado os limites entre as especialidades. Assim algumas áreas deixaram de ser exclusivas de determinadas especialidades. |
Por exemplo : Um paciente com acidente vascular encefálico que necessite de um cateterismo desobstrutivo pode ser atendido por um neurologista, por um neurocirurgião ou ainda por um radiologista intervencionista.
Uma colonoscopia pode ser realizada por um gastroenterologista , por um proctologista ou ainda por um cirurgião gastroenterológico.
Uma biopsia hepática pode ser realizada por um gastroenterologista, por um hepatologista ou ainda por um radiologista intervencionista.
Uma cirurgia estética de pálpebra pode ser feita por um oftalmologista ou por um cirurgião plástico.
Conclusão : O registro profissional como médico nos Conselhos de Classe ( Conselhos Regionais de Medicina ) permitem ao profissional realizar legalmente qualquer tipo de procedimento médico, porém cabe ao profissional se preparar tecnicamente para isso e atuar apenas em casos onde tenha a habilidade necessária .
Sucesso
Mário Novais