Pergunta: Abrahão Vitoi ( Universidade Federal do Espírito Santo )
Dr. Mário, congratulações pela nobre iniciativa. O que o senhor tem a dizer sobre empregos, salário e cotidiano na Hematologia ? É uma boa especialidade? Alguns me desestimulam.
Resposta :
Na escolha da especialidade é muito importante se pensar em como vai ser o dia a dia do profissional e que tipo de paciente e de patologias se vai lidar. Se você realmente quer fazer hematologia, sugiro que siga o caminho normal. Faça residência médica em clínica médica por 2 anos e depois mais 2 anos na residência de hematologia e hemoterapia. Essa área lida com patologias graves, sendo fundamental que o profissional tenha uma formação bastante sólida (inclusive em Clínica Médica).
Além disso, durante a residência de clínica médica vc vai ter oportunidade de lidar com alguns pacientes hematológicos e ver se realmente se identifica com essa especialidade, já que a hematologia é considerada uma especialidade triste pelo tipo de patologias com as quais lida, o que exige do profissional uma estrutura pessoal forte para lidar com esses pacientes.
Os cursos de pós-graduação em hematologia e hemoterapia são direcionados para qualquer profissional da área de saúde, inclusive farmacêuticos, bioquímicos e biomédicos, não te capacitando a prestar concurso para obter o título de especialista em hematologia e hemoterapia fornecido pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB).
Uma vez concluída a residência médica em clinica medica, o ingresso na residência de hematologia não é muito difícil porque a procura não é grande. A relação candidato vaga é praticamente 1:1 .
A qualidade de vida do hematologista não é das melhores, mas a remuneração é boa e depende em que área o profissional vai atuar, como hematologia clinica, hemoterapia, transplante de medula ou transplantes em geral.
Sucesso
Mário Novais