Pergunta: Anônimo ( Universidade Federal de Juiz de Fora )
Olá Mário. Eu tenho muito interesse na escolha de alguma especialidade clinica que tenha uma área muito abrangente, com várias patologias relacionadas e grande trabalho de raciocínio.
Tenho interesse na possibilidade de realizar alguns procedimentos também.Não me imagino numa área de campo clínico pequeno, como imagino que seja as especialidades mistas de acesso direta. E não me imagino exercendo apenas a clínica geral, principalmente pela baixa remuneração. Gostaria de ter conhecimento de que especialidades mais se assemelhariam a essa descrição, ou seja, que se aproxime da atuação abrangente na medicina interna, mas com uma boa remuneração e qualidade. Obrigado.
Resposta :
Independente da escolha que for feita, depois de algum tempo de formado, o profissional médico vai verificar que o dia-a-dia fica bastante repetitivo.
Por um lado isso é bom porque torna o exercício profissional muito mais fácil, mas por outro lado pode levar a uma certa monotonia, que só não fica maior porque apesar das patologias serem quase sempre as mesmas, os pacientes são diferentes e reagem de forma diferente, tanto do ponto de vista orgânico quanto psicológico.
Quando o especialista está ligado a algum hospital e ali desempenha parte de suas atividades, o cotidiano fica menos monótono, pela drenagem de patologias mais diversas e pelo contato com outros profissionais da mesma ou de outras especialidades.
De acordo com suas observações feitas acima, talvez uma área interessante seja a gastroenterologia. É uma excelente especialidade, permite boa qualidade de vida, vários procedimentos que agregam valor ao preço da consulta ( é bastante rentável pela grande incidência de exames complementares como endoscopias altas e baixas ) e grande freqüência na população de patologias dessa especialidade, como gastrites, úlceras, esofagites, diarréias, colites…).
Além disso, a clientela cresce rapidamente pois permite um boca-a-boca frequente e eficiente.
Sucesso
Mário Novais