Pergunta : Fernando ( Universidade Federal Fluminense ) |
Parabéns pelo Site! Gostaria de saber como é a rotina do cardiologista especialista em eletrofisiologia. É mais consultório ou centro cirurgico? Tem volume de pacientes para ficar só com a especialidade ou também tem que atender como cárdio geral? |
Resposta :
A definição sobre sub especialidades somente deve ser pensada quando se está durante a residência da especialidade raiz.
Assim é prematuro agora vc perder tempo discutindo a eletrofisiologia. Se estiver realmente definido pela cardiologia, deixe para analisar a eletrofisiologia posteriormente.
O mercado de trabalho para o cardiologista especializado em eletrofisiologia não é muito grande e o diagnóstico e manuseio das arritmias é uma área desafiadora e talvez tecnicamente difícil da cardiologia.
A sugestão em função desse mercado menor é que o cardiologista com essa sub especialidade continue atendendo cardiologia geral.
O dia a dia será de pacientes encaminhados por outros cardiologistas no seu consultório ou pareceres em pacientes internados em UTIs ou vc estará trabalhando em um Hospital especializado em cardiologia.
Essa sub especialidade terá maior mercado em cidades grandes com número razoável de outros cardiologistas.
Sucesso
Mário Novais