Pergunta: Alfredo Costa Passos ( Escola Paulista de Medicina – UNIFESP )
Parabéns pelo site! Curso o sexto ano, tenho 27 anos. Estou em dúvida entre cirurgia vascular (endovascular) e neurocirurgia.
Caso eu opte por cirurgia vascular, pretendo atuar área de cirurgias endovasculares e estou ciente que terei que cursar cirurgia geral. Caso eu opte por neurocirurgia, além das cirurgias abertas, também tenho interesse em realizar correção de aneurismas cerebrais e outros distúrbios vasculares por via endovascular. O tempo de formação nas duas situações é equivalente: neurocirurgia=5anos e vascular=5anos (geral+vascular+1ano adicional de endovascular). Por favor, qual a sua opinião acerca das duas áreas? Qual área tem maior potencial de ganhos? Qual a renda média em cada uma? Muito obrigado.
Resposta :
Os pacientes dessas duas especialidades são muitas vezes diferentes; isso deve ser importante na sua escolha. O dia a dia do profissional deve ser agradável ou pelo menos confortável em termos de tipo de paciente e tipos de patologias com as quais vai lidar.
A cirurgia vascular, incluindo a endovascular, vai te dar um leque de opções maior e mais tempo útil como profissional. Vai te permitir boa remuneração rapidamente com cirurgias de casos simples como as cirurgias periféricas, tipo escleroterapia de varizes.
A neurocirurgia, independente do tempo gasto na formação ( 5 anos ), exige mais tempo de amadurecimento e de solidificação do profissional no mercado.
O cirurgião vascular terá, em geral, uma qualidade de vida melhor do que o neurocirurgião; as cirurgias são mais eletivas, o tempo de cirurgia é menor e os pacientes são menos graves.
Se vc for trabalhar ( como cirurgião endovascular ou neurocirurgião ) em algum serviço especializado em “stroke”, nos poucos serviços desse tipo que existem no Brasil, sua remuneração será bem melhor e sua qualidade de vida bem pior.
Os ganhos de cada uma dessas especialidades são muito bons e vão variar de acordo com o tempo de formado e da cidade onde estiver trabalhando.
Em algumas cidades com população entre 200.000 e 500.000 habitantes, pela grande escassez desses especialistas, existem profissionais recebendo entre R$ 60.000,00 e R$ 100.000,00 mensais.
Algumas outras informações podem ser uteis na sua escolha :
A Neurocirurgia é uma das especialidades de maior status dentro da Medicina, mas o tempo necessário para a formação do profissional é longo. A residência dura 5 anos.
Além disso para se firmar na especialidade, principalmente em termos de Medicina Privada, o profissional demora mais tempo do que em outras áreas da Medicina.
Comparando com outras especialidades, o tempo útil do profissional é menor, pois ele precisa estar com 100 % de suas habilidades manuais conservadas para continuar a praticar a especialidade e qualquer pessoa com o decorrer do tempo, vai perdendo um pouco dessas habilidades.
Os ganhos financeiros do neurocirurgião são bons ou ótimos, dependendo da cidade onde estiver.
A qualidade de vida é média, pois embora existam casos de urgência como os acidentes vasculares encefálicos, na maioria das vezes os procedimentos são eletivos.
Uma área em franco desenvolvimento fora do Brasil e começando a se desenvolver agora em nosso meio, são os serviços de emergência para acidentes vasculares , onde o neurocirurgião ou em alguns casos o radiologista intervencionista podem desempenhar um papel importante na colocação de stents.
Ao todo, no Brasil são 69 serviços onde vc pode fazer a residência em neurocirurgia, sendo 19 em São Paulo, num total de 130 residentes entre R1 e R5.
No Rio de Janeiro, são 10 serviços, onde trabalham 42 residentes.
Maiores informações sobre esses serviços vc pode encontrar no site da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ( www.sbn-neurocirurgia.com.br
A cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes.
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos, para a cirurgia endovascular mais um ano e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo número total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de excelência. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.
Sucesso
Mário Novais