Pergunta: Diego Santos ( Universidade Federal de Mato Grosso )
Parabéns pelo site Dr. Mário Novais! Gostaria de saber sobre a Cirurgia Cardiovascular. Qual o perfil dessa especialidade, ganhos financeiros, valorização, qualidade de vida, perspectivas futuras. Se escolhe um serviço que oferta a residência como acesso direto, ou se submete a Cirurgia Geral, para entrar em serviços com pré-requisito de 2 anos em Cirurgia Geral. Desde já agradeço!
Resposta :
A cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes.
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo número total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de excelência. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.
Concluindo: Não existe a possibilidade de se especializar em cirurgia cardiovascular sem fazer antes a residência de cirurgia geral, o que aliás é bom porque durante a residência de cirurgia geral vc vai ter oportunidade de participar dos diferentes tipos de cirurgia e verificar qual a sub especialidade cirúrgica que te agrada mais.
Se vc realmente já está decidido por uma especialidade cirúrgica, sugiro que deixe para se preocupar com a sub especialidade apenas quando estiver no R2 de cirurgia geral.
Sucesso
Mário Novais