Pergunta : Filipe ( Universidade Federal da Bahia )
Bom dia!
Eu tenho e sempre tive interesse por neuro, e pretendo seguir fazendo residência na área. O meu problema é que eu me interesso igualmente por neurologia e por neurocirurgia, sinto vontade de exercer e possuir conhecimento sobre as duas áreas. Por isso tenho pensado em fazer as duas residências, primeiro neurologia, pois é mais rápido e eu posso entrar na área, conseguir algum reconhecimento (e claro, um dinheiro a mais pra segunda residência kkkkk) e quando eu terminar, partir para a neurocirurgia. Eu sei que é muito tempo, mas tem a questão do retorno financeiro e minha profunda vontade de atuar nas duas áreas, e tudo isso me faz colocar na balança se é viável e se é recomendável. Tem como você me ajudar com essa questão? O que você acha e qual sua recomendação? É viável?
Resposta :
Embora essas duas especialidades tenham muito em comum, são especialidades diferentes, que lidam com patologias e procedimentos diferentes também.
Não é uma boa opção atuar nas duas especialidades ao mesmo tempo e ainda que vc goste das duas áreas, precisará escolher uma das duas.
Os dia a dia do neurologista e do neurocirurgião são diferentes.
Algumas informações sobre as duas especialidades podem te ajudar :
Neurologia : mercado carente de profissionais, o envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela, os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela, a qualidade de vida do profissional é razoável , mas é uma especialidade um pouco triste. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
A neurocirurgia é uma das especialidades que confere maior status ao profissional, mas tem características especiais que devem ser analisadas antes da escolha.
É uma especialidade de acesso direto na residência com uma duração longa de 5 anos.
Além disso, leva-se um bom tempo para adquirir um posicionamento de renome, principalmente na medicina privada.
Em função da necessidade de grande habilidade manual, a vida útil do profissional é mais curta do que em outras especialidades, como clinica médica, pediatria, geriatria…
Os ganhos financeiros são bons nessa especialidade e a qualidade de vida pode ser boa se o cirurgião for organizado, mas algumas urgências são comuns.
Somente existem plantões para neurocirurgiões em hospitais públicos, no restante apenas sistema de sobreaviso.
Em relação ao futuro, esses especialistas vão ter um papel importante em unidades de emergência de acidentes vasculares encefálicos ( unidades ainda insipientes em nosso meio )
Mas, na escolha da especialidade, leve sempre também em consideração o tipo de paciente que vc vai lidar no dia-a-dia.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024