Pergunta : Kamila ( Universidade Federal da Bahia )
Dr Mário,
Sou residente do primeiro ano de Cirurgia Geral, e estou preocupada quanto a escolha da sub especialidade.
Pondero Família em formação/ Satisfação Pessoal/ Remuneração . Li vários posts seus fazendo recomendações quanto a Cirurgia Vascular, que inclusive, e serviço de referencia em meu Hospital. Aceito a mesma como possibilidade,porém, tenho interesse grande em Cirurgia Pediátrica. Qual a rotina e como anda o mercado para este profissional?
Resposta :
Na escolha da sub especialidade cirúrgica, você deve levar em consideração, além do mercado de trabalho da especialidade, também em qual tipo de dia a dia, tipos de pacientes e tipos de cirurgias você se sente mais confortável.
Sem dúvida a cirurgia vascular é melhor opção do que a cirurgia pediátrica, já que as tabelas de convênios para essa especialidade, são péssimas.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A cirurgia pediátrica, no momento, é uma especialidade ruim e com muito poucos profissionais fazendo essa escolha. Os valores pagos pelos planos de saúde são ridículos ( uma postectomia remunera cerca de R$ 150,00 ).
Como o mercado está absolutamente carente de cirurgiões pediátricos, pode passar a ser uma boa opção a partir do momento que a sociedade brasileira de cirurgia pediátrica se mobilize ( e já está fazendo isso ) para alterar as tabelas de planos de saúde. Os poucos cirurgiões pediátricos atuais estão fugindo dos convênios e somente atendendo pacientes particulares, onde a remuneração pode ser melhor.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024