Pergunta : Anônimo
Estou no R1 de oftalmologia, em um serviço que é referência estadual pelo SUS. Passados 3 meses, me encontro decepcionado com o serviço apesar de estar gostando da especialidade. Há sobrecarga de serviço, excesso de burocracia, pouco academicismo e não dão muito valor para pequenas cirurgias (temos somente 1 turno semanal ) e consultas de ambulatorio geral. Comparo aqui com o funcionamento de outros serviços que conheço e vejo o quão é deficiente e me frustro ainda mais. Ainda mais com a crise atual e questões internas, há falta de uma série de LIO para cirurgia de catarata (dizem que isso vai ser resolvido mas até agora nada). Estou num dilema entre estudar novamente pra prova de residência em oftalmo para outro serviço em paralelo, pois nao pretendo desistir de uma vaga que é tão concorrida, ou encarar esse serviço com todas as suas deficiências. O lado ruim é que caso tenha sucesso, serei mais 1 ano R1 e caso eu não passe terei gastado tempo com cursinho ao inves de estudar mais os assuntos da especialidade. Gostaria de uma opinião sobre o que fazer, apesar de saber que isso é bem pessoal. Obrigado.
Resposta :
A especialidade oftalmologia é uma das melhores com certeza e você não deve perder o “encantamento “pela especialidade.
A residência médica é fundamental na formação do profissional e uma boa residência deve incluir bastante prática ( muitos pacientes ), regular ou boa infraestrutura do serviço e um bom staff. “Ralar “ muito deve fazer parte de uma boa residência.
No seu caso, infelizmente a melhor opção é largar essa residência, voltar pesado nos estudos e partir para uma residência melhor.
Muitas vezes precisamos dar um passo atrás para seguir em frente de uma maneira melhor. Além disso mais um ano que demore na sua formação não fará tanta diferença em termos da sua vida profissional.
Seguir tocando essa residência atual e paralelamente ir se preparando para um novo concurso, não será uma boa ideia pois não vai se dedicar legal ao estudo e poderá ter dificuldade de passar para um lugar bom.
Tem que ter coragem e “chutar o pau da barraca “.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024