Pergunta : Bruno (Universidade Federal da Bahia )
Bom dia. Estou pensando em fazer anestesiologia e gostaria de tirar algumas duvidas:
1)Quanto posso esperar receber em media por plantao de 12 hs na especialidade?
2)Em muitos locais os anestesiologistas trabalham através de cooperativas, voce pode me passar mais info sobre como funciona essa relação de trabalho? Eles descontam parte do seu salario? Quanto em media? Se tiver outras info sobre isso agradeço
3) Como esta o mercado para o anestesiologista? Esta bom tanto nas capitais quanto no interior?
Obrigado
Resposta :
A remuneração de qualquer profissional médico depende de vários fatores, tais como o tempo de formado, a cidade onde está trabalhando, a formação profissional, a rede de contatos que tiver no meio médico, a densidade demográfica da cidade.
A maior fonte de renda do anestesista não é plantões e sim as cirurgias que ele faz. Quando existe plantão de anestesistas ( o que somente ocorre em hospitais com grande movimento cirúrgico ) ele pode ter um salario fixo ( cerca de 6 a 8.000,00 mensais por um plantão de 24 h semanais ) ou receber na base da produtividade.
O mercado da anestesiologia é muito bom.
A filiação às cooperativas de anestesiologistas não é difícil e é aconselhável porque representa uma defesa da classe, embora o anestesiologista possa exercer a especialidade sem estar filiado às cooperativas, fazendo suas cobranças diretamente dos pacientes e/ou aguardando o reembolso por parte dos planos de saúde.
Algumas informações abaixo podem esclarecer mais suas dúvidas :
COOPANEST – RJ – Art. 4º. – O número de cooperados será ilimitado quanto ao máximo, não podendo, entretanto, ser inferior a 20(vinte) pessoas físicas.
Art. 5º. – Poderá ingressar na Cooperativa, salvo se houver impossibilidade técnica de prestação de serviços, qualquer pessoa que, estando regularmente inscrita no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e nas categorias de membro ativo ou adjunto da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, possa dispor livremente de si e de seus bens, que concorde com as disposições deste Estatuto e que não pratique outra atividade prejudicial ou colidente com os interesses e objetivos da Sociedade e da seguinte forma:
a) Para filiar-se, o candidato, comprovando sua qualidade, preencherá proposta de admissão fornecida pela Cooperativa e a assinará devidamente preenchida; e,
b) Verificadas as declarações constantes da proposta e aceita esta pela Diretoria, o recém-admitido e o Diretor Presidente da Cooperativa assinarão a Ficha de Matrícula e emitir-se-á o Título Normativo.
COOPANEST –SP- A Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de São Paulo tem por objetivo a prestação de serviços médicos em anestesia, através de contratos firmados com órgãos públicos e entidades privadas a serem executados por seus associados, coletiva ou individualmente. Sua meta e facilitar o trabalho dos especialistas e administrar tanto a cobrança dos honorários junto as empresas contratantes quanto o tramite. A Coopanest busca enfim, facilitar o trabalho do medico, de maneira que ele possa se dedicar exclusivamente a anestesiologia
A participação dos anestesiologistas na Cooperativa é importante ainda para que se garanta a quitação integral do trabalho médico. A Coopanest centralizará todas as cobranças junto às empresas contratantes e as repassará aos cooperados, garantindo-lhes o recebimento por cada serviço prestado, de maneira rápida e direta.
Para fazer parte da Cooperativa, os profissionais deverão ser filiados à Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo ou à Sociedade Brasileira de Anestesiologia, podendo, aqueles que quiserem, mesmo não possuindo o título de Especialista em Anestesiologia, filiarem-se à Sociedade para posterior exame de especialização. Informações complementares sobre a Coopanest: (11) 3673.1388, ramal 104, com Roberto Torres
a remuneração das próprias cooperativas depende muito de cada uma; sendo ou uma mensalidade ou um percentual em cima do valor de cada anestesia.
Sucesso
Mário Novais