Pergunta :Robson Gomes ( Universidade Federal do Ceará )
Doutor, tenho ouvido sempre falar das remunerações das especialidades e muitas vezes alguns colegas falam de números bem exorbitantes nos quais eu não acredito muito. Uma especialidade sempre citada é a Anestesiologia, tanto pela remuneração quanto pela baixa qualidade de vida. De onde vem toda essa fama da Anestesiologia?
Resposta :
A remuneração do profissional médico depende de vários fatores, tais como tempo de formado, formação profissional ( títulos conseguidos ), cidade onde está trabalhando, concorrência local, resultados obtidos com os pacientes, simpatia com a clientela e acima de tudo pelo marketing que utilizar.
Algumas especialidades permitem maior remuneração, sem dúvida, e a anestesiologia é uma delas, até porque não depende de convênios, ou seja os pacientes, mesmo de planos de saúde, pagam diretamente ao anestesista.
As especialidades que permitem procedimentos ( exames complementares ou cirurgias ) também facilitam uma boa remuneração pois agregam valores aos preços das consultas. Isso acontece por exemplo com a oftalmologia, a otorrino, a ortopedia, a cirurgia vascular, entre outras.
Conforme a cidade onde se está e de acordo com o horário mais folgado ou mais apertado na residência, alguns residentes de anestesio se introduzem bem mais cedo no mercado de trabalho e conseguem atingir remunerações altas mesmo durante a residência médica.
Alguns residentes dessa especialidade conseguem receber além da bolsa da residência, às vezes, valores acima de R$ 20.000,00 mensais.
Depois de concluída a residência, muitos anestesistas conseguem ter ganhos acima de R$ 40.000,00 mensais ( dependendo muito daqueles fatores que citei no início ).
Por outro lado, a vida de anestesista é mais cansativa e a inconstância de horários com várias emergências, faz com que a qualidade de vida do profissional seja bastante prejudicada.
Se o anestesista for organizado , com o tempo, ele vai priorizando a sua atuação nas cirurgias eletivas e poderá ter melhor qualidade de vida, embora isso não ocorra com a maioria dos anestesistas.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024