Pergunta : Lucas Silva ( Universidade Federal do Triângulo Mineiro )
Olá, vou me formar agora no fim de 2016 e queria passar o ano de 2017 apenas trabalhando para juntar alguma reserva financeira e passar 2018 me preparando para entrar em alguma residência no início de 2019. Minha intenção é fazer Clínica Médica. Queria saber a opinião de vocês sobre a influência do Programa Mais Médicos na Residência Médica e sobre a possibilidade de eu ter que fazer em 2019 1 ano de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Não sei se a Lei continua com força, mesmo sem o debate com a sociedade e as entidades médicas.
Resposta :
Deixar um intervalo entre a formatura e a prova de residência na maioria das vezes não é muito bom. Além de se “perder o pique “do estudo, se começa a trabalhar em plantões para fazer dinheiro e não se consegue preparar direito para as provas e muitas vezes vai se deixando para o próximo ano e quando se vê os anos passaram e acaba não fazendo residência, que é extremamente importante na formação do profissional.
Acho que vc deveria tentar entrar na residência agora e na maioria dos casos o residente ( que ganha uma bolsa de cerca de R$ 3.000,00 ) consegue dar um plantão de 12 h noturno durante a semana e mais um de 12 horas no final de semana, com isso fazendo uma receita considerável.
O programa mais médicos não tem influência na residência médica.
Em relação às mudanças propagadas sobre um ano obrigatório de residência em Medicina da Família a partir de 2019, isso ainda não está homologado, embora seja bem provável.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024