Pergunta : Silvia Anzolin ( Universidade Comunitária de Chapecó )
Olá Dr Mario.
Pretendo me especializar em oftalmologia. No momento trabalho em PSF e realizo plantões na UPA municipal, sou concursada como medica da saúda da familia em um municipio de Santa Catarina, tenho 32 anos e termino meu periodo probatório em 01 ano. Deste modo, não dependo e não posso depender de ajuda de familiares para meu sustento, ou seja, não posso ficar sem emprego.
Vejo que as posições para ESF e pronto socorro na região onde moro estão sendo gradativamente ocupadas, sendo que o municipio onde trabalho no momento esta se tornando pólo regional cada vez mais importante. No momento, só há novas vagas em PSF se algum médico sair para realizar residência e após retornar ao municipio. O PSF aqui, relativamente ao resto do país, funciona muito bem e temos suporte de média e alta complexidade.
Então dada a situação, abandonar o concurso público para realizar residência médica me deixa muito ansiosa, tenho medo de após ficar sem emprego como oftalmologista (pois não vou conseguir abrir uma clínica logo de cara) e acabar tendo que trabalhar como clínico e em algum lugar com menos estrutura que o atual. Essa situação seria muito complicada, pois eu não tenho fonte de renda alguma não ser a de meu trabalho.
Não tenho nenhuma pergunta especifica, só gostaria de comentários que me ajudassem com esta situação. Oftalmologia é um sonho para mim e me sinto triste com a profissão de medica de saúde da família.
Resposta :
É muito importante que se “corra atrás dos nossos sonhos …”, ainda mais quando o sonho é muito bom, como é o caso da oftalmologia ( uma das melhores especialidades do momento ).
Mesmo vc já tendo 32 anos ( isso ainda é idade de jovem ) e terminando a residência de oftalmo com 35 / 36 anos, vc ainda terá pelo menos mais 30 a 35 anos de exercício profissional; tem que ser fazendo alguma coisa laboral que te traga conforto e felicidade.
Além disso, vc não está feliz com o PSF.
Sem dúvida seu melhor caminho é fazer a residência de oftalmo e investir no seu futuro., mesmo que tenha que largar um emprego concursado e tenha que se apertar com a bolsa de residência.
A residência de oftalmo não costuma ser tão puxada e tranquilamente vai dar para vc pegar um plantão de 12 horas noturnas e mais 12 horas final de semana ( como clínica ou em PSF ).
O ideal seria conciliar a residência com seu emprego atual do PSF, mas se não der, largue e corra atrás do seu sonho de oftalmologista.
Sucesso
Mário Novais