Telmisartana e valsartana, os quais são usadas na redução da pressão sanguínea em diabéticos, estão associadas a um menor risco de hospitalizações para infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVE) ou insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Canadense. Bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA), tais como telmisartana, valsartana, candesartana, irbesartana e losartana, são geralmente usados no controle da pressão arterial. Entretanto, há evidências de pequenos estudos de que a telmisartana possui diferenças sutis em suas propriedades quando comparada a seus congêneres que propiciam melhora da saúde cardiovascular.
Dados de 54.186 pacientes com diabetes e idade superior a 65 anos que usaram BRAs entre 1/4/2001 e 31/3/2010 foram colhidos para esta pesquisa. Os pesquisadores procuraram determinar se houve um menor risco de doenças cardiovasculares naqueles que usaram telmisartana comparada com outras drogas da mesma classe.
Resultados da análise demonstraram que telmisartana e valsartana foram associadas com um risco significantemente menor para hospitalizações de infarto, AVE ou insuficiência cardíaca quando comparadas a outras drogas semelhantes.