Pergunta: Tiago ( Universidade Federal do Ceará )
Dr. Mario, estou em dúvida quanto a especialidade que devo escolher. Fico dividido entre a Anestesio e a Radiologia. Minhas prioridades quanto a carreira são(em ordem) : 1. Qualidade de vida 2. Ganhos financeiros 3 . status 4. Ter de conviver com menos situações de estresse 5. Quero morar no interior. Dessa forma, qual das duas escolhas estaria mais próxima dos meu ideais ?
Resposta :
Além da qualidade de vida e da remuneração que se pode obter em uma determinada especialidade, é muito importante se analisar como será seu dia a dia e se estará confortável e feliz com sua escolha, já que vai trabalhar nessa especialidade por mais 30 ou 40 anos.
De acordo com suas prioridades na carreira e considerando as duas opções apontadas por você, sem dúvida a radiologia vem mais de encontro ao que você espera da profissão.
Na radiologia vc terá uma vida mais tranquila, lidará menos com pacientes e basicamente trabalhará para os outros, exceto no que se refere à ultrassonografia , que é a parte da radiologia que ainda permite ao especialista ser independente. Pode enveredar pela área da radiologia intervencionista que estará em franco desenvolvimento em breve ( atendimento de urgência em AVEs, biópsias guiadas pelo US…)
Como a radiologia tem sido muito escolhida pelos médicos recém formados, os “patrões “tem se valido disso para diminuir os honorários destes especialistas.
A anestesiologia possibilita ganhos financeiros muito maiores e também maior independência de patrões e de convênios. Por outro lado a qualidade de vida é prejudicada, principalmente no início de carreira, pela irregularidade de horários e pelas urgências.
Com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele pode organizar sua vida e seus horários e desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
sucesso
mário novais