No post de hoje falaremos um pouco do tratamento das hiponatreminas agudas sintomáticas. Nestes casos, a reposição de sódio deve ser realizada em caráter de urgência.
Tratamento da Hiponatremia Aguda
No post de hoje falaremos um pouco do tratamento das hiponatreminas agudas sintomáticas.
Nestes casos, a reposição de sódio deve ser realizada em caráter de urgência. A solução de escolha é a salina a 3% (NaCl a 3%). Lembre-se que em pacientes com hiponatremia crônica (> 48 horas) oligo ou assintomática o uso de soluções hipertônicas esta contraindicado! Devido aos mecanismos de adapatação das células neuronais, um aumento súbito da osmolaridade sanguínea poderia provocar crenação (saída de água por uma membrana semipermeável devido a presença de um gradiente osmótico) das células neuronais, numa condição conhecida como síndrome de desmielinização osmótica.
Nosso objetivo inicial é aumentar a natremia do paciente em 1 a 2 mEq/L por hora nas primeiras 3 horas (geralmente 3 mEq/L em 3 horas). Em um período de 24 horas, devemos manter a reposição de sódio com o objetivo de aumento da natremia em 12 mEq/L. Para o cálculo do volume de NaCl 3% a ser infundido, devemos inicialmente calcular o déficit de sódio (atenção: fórmula diferente para homens e mulheres):
Homem: Déficit de sódio (mEq) = 0,6 x peso x (variação desejada de Na+)
Mulher: Déficit de sódio (mEq) = 0,6 x peso x (variação desejada de Na+)
|
Para calcular o volume de NaCl 3% nas próximas 3 e 24 horas, consideramos a variação desejada de 3 mEq/L e 12 mEq/L, respectivamente. Lembre-se que, durante a prescrição, a quantidade de sódio para se repor após as 3 horas iniciais será de 9 mEq/L, num total de 21 horas!
Após calcular o déficit a ser reposto, devemos transformar o resultado em mEq para gramas. Como 1 g de NaCl corresponde a 17 mEq de sódio, dividimos o resultado por 17. Em seguida, fazemos uma simples regra de 3 para calcular o volume a ser infundido: se 3 g está para 100 ml (NaCl 3%), quantos ml serão necessários para alcançar o déficit proposto?
Observe o exemplo abaixo:
Paciente: mulher, 60 anos, 60 kg, Na = 110 mEq/L Em 3 horas: déficit de sódio = 0,5 x 60 x 3 = 90 mEq 90 17 x 100 3 = aproximadamente 176 ml
Nas 21 horas restantes: déficit de sódio = 0,5 x 60 x 9 = 270 mEq 270 17 x 100 3 = aproximadamente 529 ml
Prescrição: salina a 3% 176 ml em 3 horas e 529 ml em 21 horas.
|
Durante o tratamento, a monitorização seriada da natremia (a cada 2-4 horas) é imprescindível, uma vez que irá orientar eventuais reajustes na taxa de infusão.
Nosso objetivo foi, de forma simplificada, abordar um tema importante e muito comum na prática médica. Procure revisar a fisiopatologia dos distúrbios do sódio, assim como a abordagem das hiponatremias crônicas.
Igor Torturella
{jcomments on}