Pergunta : Rodrigo ( Unigranrio – RJ )
Olá sou acadêmico do terceiro ano e já me decidi q quero trabalhar no centro cirúrgico e tenho grande admiração pela cirurgia cardiovascular, gostaria de saber um pouco mais sobre a área, principalmente qualidade de vida e remuneração apos formar e perspectivas de crescimento dessa remuneração
Pergunta : Rodrigo ( Unigranrio – RJ )
Olá sou acadêmico do terceiro ano e já me decidi q quero trabalhar no centro cirúrgico e tenho grande admiração pela cirurgia cardiovascular, gostaria de saber um pouco mais sobre a área, principalmente qualidade de vida e remuneração apos formar e perspectivas de crescimento dessa remuneração
Resposta :
A escolha da especialidade somente deve ser feita quando o estudante estiver no último ano da faculdade. Antes disso, uma escolha precipitada pode atrapalhar seus estudos durante o curso e acabar numa escolha errada ou pode até te direcionar mais para essa escolha e no final da faculdade vc poderá querer troca-la e terá perdido tempo com essa escolha prematura.
Durante o curso médico vc vai ter oportunidade de fazer contato com diferentes tipos de pacientes e diferentes tipos de especialidades e terá condição de fazer uma escolha mais racional.
A escolha da especialidade adequada, casando características da especialidade com características pessoais suas, deve ser uma decisão muito importante; afinal vc vai trabalhar nessa especialidade por pelo menos 40 anos de vida.
Além disso, uma grande parte dos estudantes de medicina acham que gostam de cirurgia e até já definem qual a sub especialidade cirúrgica do seu futuro e quando começam a frequentar o centro cirúrgico nos rotatórios da faculdade, se desencantam com a cirurgia.
Assim, não tem porque fazer essa escolha agora.
Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site para ter uma idéia de que especialidades combinam com seu perfil e aguarde até ter mais contato com as diferentes especialidades.
De qualquer modo, aí vão algumas informações sobre as cirurgias vascular e cardiovascular :
Resposta :
A cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes.
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo número total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de excelência. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.
Sucesso
Mário Novais