Pergunta : Daniel Monnerat ( Unigranrio – RJ )
Embora eu tenha a certeza de que eu quero fazer neurologia como especialidade,fico em dúvida se devo ” ganhar tempo” realizando um pós-graduação ( mais disponibilidade para me sustentar fazendo plantões extras ao longo da formação,capacidade de conciliar o serviço militar obrigatório com a especialização sem ficar um ano ocioso no serviço além de maior flexibilidade de horários pois a pós-graduação ocorre de 15-15 dias ) ou se realizo uma residência ( maior carga horária e,consequentemente,maior possibilidade de aprendizado onde passamos pelo R1 de Clínica Médica e R2 e R3 de neurologia além de já sair com o título de especialista pela Sociedade de Neurologia ) porém com outras dificuldades como concorrência para entrar ,não conseguir pegar plantões extras etc …
Dessa forma,na prática,quais são as vantagens e desvantagens ?O profissional formado por pós-graduação fica tão atrás daquele que fez uma residência ?Todas as pós possibilitam a realização de prova de título,posteriormente?
Resposta :
A formação básica do médico é extremamente importante e como a maioria das faculdades de Medicina é muito teórica, ao final do curso o profissional, agora já formado, precisa de um treinamento mais prático e a residência médica é o melhor caminho.
Por mais que existam bons cursos de pós graduação em diversas áreas da medicina, a residência ainda é , com toda certeza, o melhor caminho para esse aprimoramento do profissional.
A residência médica é fundamental na formação do profissional e para quem já teve que aguardar 6 anos na faculdade, vale a pena investir mais alguns anos para ficar com uma formação melhor.
Acho que os cursos de pós graduação deveriam ser pensados somente quando não se consegue de nenhuma maneira entrar para uma residência.
Quando se termina a residência, o médico pode registrar seu diploma de residente no Conselho Regional de Medicina e se intitular especialista naquela área. Os cursos de pós graduação não dão esse direito. Os cursos de pós( se forem reconhecidos pelo MEC) apenas permitem que ao final deles vc preste o concurso para conseguir o título fornecido pela sociedade da especialidade em conjunto com a AMB.
Outra desvantagem dos cursos de pós é que vc não receberá a bolsa que os residentes recebem ( faixa de R$ 2.900,00) e ainda vai ter que pagar uma mensalidade para fazer a pós.
Mesmo com a carga horária puxada da residência você sempre poderá ganhar algum dinheiro dando de 12 a 24 horas de plantão semanal fora da residência .
Concluindo : a primeira opção sempre deve ser a residência. Seus clientes, principalmente de neurologia, precisarão de um médico competente e você poderá ter uma carreira mais brilhante se tiver uma excelente formação na especialidade.
Sucesso
Mário Novais