Pergunta : Pedro Silveira ( Hospital Universitário Antonio Pedro – RJ )
Boa Noite Mario Novais,
Antes de tudo gostaria de parabenizar pela excelência do site. Após fazer o teste vocacional, radiologia, dermatologia e oftalmologia apareceram como as especialidades com maior afinidade. Gostaria de saber sua opinião sobre qual dessas três especialidades apresenta melhor perspectiva profissional, levando em consideração as mudanças que vem sendo feitas no país como o programa mais especialistas, a possível regulamentação dos optometrista, o aumento do numero de biomédicos esteticistas, a dificuldade em competir com grandes conglomerados de medicina de imagem.
Desde já agradeço a atenção,
Um abraço Pedro.
Resposta :
Seu teste apontou 3 especialidades que estão incluídas nas Top 6 especialidades do momento, assim qualquer uma dessas três, com certeza, será uma boa escolha.
São especialidades que permitem uma boa qualidade de vida e excelente remuneração.
Porém, na escolha da especialidade é muito importante você analisar como será o seu dia a dia em cada uma dessas especialidades e ver se você se sentirá feliz e confortável com esse cotidiano. Lembre-se que vc vai trabalhar com essa especialidade por mais 30 ou 40 anos. Vc deve analisar os tipos de pacientes e tipos de patologias com as quais vai lidar diariamente.
A regulamentação dos optometristas não vai influir no mercado de trabalho do oftalmologista, pelo contrário, talvez até facilite uma tendência mundial de ter alguém de formação técnica atuando no consultório do oftalmo. Os optometristas vão acabar sendo contratados dos oftalmologistas, do mesmo jeito que muitos fisioterapeutas são contratados dos ortopedistas.
As esteticistas realmente, no momento, representam uma concorrência ilegal com os dermatologistas, mas aos poucos ( e principalmente com algumas barbaridades que são noticiadas nos jornais de erros feitos por essas profissionais) a população vai entendendo que alguns tratamentos estéticos devem ser feitos exclusivamente por médicos. A vigilância sanitária está cada vez mais tomando conta disso. Assim, a longo prazo, esteticistas também não vão influir muito no mercado dos dermatologistas.
Competir com grandes conglomerados de medicina de imagem é difícil, mas existem áreas onde o radiologista pode ficar independente deles, como por exemplo a ultrassonografia hospitalar de emergência ( os grandes conglomerados não tem interesse e o radiologista pode usar isso como “moeda de troca” para conseguir ficar com a parte eletiva da ultrassonografia hospitalar).
Duas áreas do diagnóstico de imagem estão crescendo aceleradamente e representam melhoria do mercado de trabalho para o radiologista; a telemedicina e a radiologia intervencionista.
Então, as três representam excelentes opções, mas como sugestão final ( sem me comprometer com sua escolha, que deve ser absolutamente sua mesmo) pense com carinho se o dia a dia do oftalmologista não seria bom para você.
Sucesso
Mário Novais