Olá companheiros! Prontos para mais uma sequência de questões clássicas? Dessa vez vamos matar questões de pediatria que falam sobre crianças com exantemas. Vamos adiante!
Quesões Clássicas em Residência – Exantema
Vamos para mais uma sequência de questões clássicas em residência médica. Dessa vez falaremos sobre doenças exantemáticas na infância.
Questão 1
Criança de 7 anos apresenta há 4 dias eritema difuso na face e exantema em tronco e membros, de aspecto maculopapular, com palidez central e formato rendilhado. Este quadro sugere?
Essa é uma questão que cai muito. A doença evolui da seguinte maneira:
Face esbofeteada, exantema rendilhado e recidivas.
Já lembrou qual é o diagnóstico?
Eritema infeccioso!
Que de infeccioso não tem nada…
Lembre-se. Na fase exantemática não é preciso isolar a criança.
O agente etiológico é o Parvovirs B19.
As complicações incluem APLASIA e LESÕES EM LUVAS E MEIAS
Questão 2
Criança de 6 meses foi trazida à consulta por febre de mais de 39°C há 3 dias, irritabilidade e erupçãom cutânea surgida hoje. Ao exame encontra-se em bom estado geral, Tax 36,5°, com rash cutâneo maculopapular disseminado. Qual o diagnóstico provável?
Paciente apresentava um “febrão” e agora melhorou da febre, apresentando rash. Só pode ser EXANTEMA SÚBITO. Essa é aquela doença que quase todo mundo teve. Quase todos os LACTENTES são expostos ao HERPES VÍRUS 6 nessa fase da vida. Também é conhecida como ROSÉOLA. Devemos ficar atentos à possibilidade de CONVULSÃO FEBRIL nesses pacientes.
Questão 3
Um indivíduo de 28 anos foi atendido numa emergência com história de febre, exantema maculopapular e linfonodomegalia em regiões cervical, retroauricular e occipital. Qual é o diagnóstico?
LINFONODOMEGALIA CERVICAL, OCCIPITAL e RETROAURICULAR?? Esse é o sobrenome da RUBÉOLA nas provas de residência. Não importa a idade!
Não devemos esquecer de realizar BLOQUEIO VACINAL nos contactantes do caso suspeito num período de 72 horas, preferencialmente. O agente é o TOGAVIRUS.
Questão 4
Escolar de 7 anos apresenta há 24 horas quadro de febre e exantema maculovesicular pruriginoso. Em uso de corticoide inalatório. Irmão apresentou o mesmo quadro há três semanas. Diagnóstico e conduta.
Exantema VESICULAR? PRURIGINOSO? É CATAPORA! Oficialmente chamada de Varicela. Identificar varicela é relativamente tranquilo. O problema é a conduta:
Tratamento com Aciclovir Oral – 2º caso na família, uso de AAS ou corticoide (doses não imunossupressoras), adolescentes (>13 anos. Casos mais graves) e doenças crônicas de pulmão e pele.
Tratamento com Aciclovir IV – Imunossuprimidos (por doença ou iatrogênicos), Varicela progressiva e Varicela neonatal
Profilaxia com vacina de bloqueio – Vacinar contactantes de creche ou hospital susceptíveis em 5 dias.
Profilaxia com imunoblobulina IV – Imunossuprimidos, gestantes, mãe com clínica de varicela 5 dias antes ou 2 dias depois do parto e prematuros com menos de 28 semanas de IG.
Outra observação importante é que enquanto durar as lesões da varicela até elas virarem crostas, o paciente deve se manter em isolamento AÉREO. Grávidas podem amamentar, mas devem usar máscaras, ocluir as lesões e lavar bem as mãos.
Nesse caso, a criança deve receber aciclovir oral e ter isolamento aéreo.
Questão 5
Criança com 5 anos apresenta febre há 6 dias. Ontem apresentou exantema generalizado, eritema e edema de mão e pés, hiperemia conjuntival, fissuras labiais e linfonodomegalia unilateral cervical. Qual é o diagnóstico mais provável?
Esse paciente já fechou critérios diagnósticos para DOENÇA DE KAWASAKI.
Obrigatoriamente deve haver febre por 5 dias (ou mais).
Soma-se a isso 4 dos seguintes:
1)Conjuntivite bilateral não exsudativa
2)Lesões em lábios e boca (fissuras ou LÍNGUA EM FRAMBOESA)
3)Linfadenoopatia unilateral
4)Exantema de várias formas (polimorfo) exceto sob forma de vesículas.
5)Alterações em extremidades (eritema e DESCAMAÇÃO em mãos e pés)
Se o paciente não apresentar todos os critérios, podemos fechar o diagnóstico com ANEURISMAS CORONÁRIOS, principal complicação dessa doença!
O tratamento consiste em IMUNOGLOBULINA + AAS!!
Gostaram? Vejam outras questões clássicas!