Pergunta : Robson Coutinho ( Universidade Federal do Ceará )
Sou estudante de Medicina e iniciei a graduação aos 25 anos (terminarei provavelmente aos 31). Sempre achei a cirurgia plástica fascinante, principalmente por intervir em todas as partes do corpo e, claro, pelo retorno financeiro.
Porém, com a graduação e as residências, devo terminar o processo aos 36, uma idade já avançada para se iniciar uma carreira que precisa tanto do boca-a-boca.
O que o sr. aconselharia? Devo seguir essa carreira ou escolher outra especialização de acesso direto e formação mais rápida?
Resposta :
Em qualquer idade minha opinião é que “ devemos sempre correr atrás do nossos sonhos”. Se vc se identifica bastante com a cirurgia plástica, então deve seguir esse caminho.
Evidentemente essa especialidade exige um tempo um pouco maior de consolidação no mercado, assim como permite uma vida útil profissional menor do que em outras especialidades, como as especialidades clínicas, onde o profissional médico pode atuar por um período de tempo maior.
Você terminando sua formação com 36 anos ( e não deve abrir mão de uma formação profissional completa com residência de cirurgia geral e depois residência de cirurgia plástica ) ainda terá bastante tempo para atuar nessa especialidade. Tranquilamente vc terá pelo menos 30 anos de exercício profissional como cirurgião plástico. É um longo e suficiente período para fazer uma carreira brilhante.
Minha sugestão é que vc procure adquirir conhecimentos na área de marketing que te permitirá “alavancar “sua carreira e ter sucesso mais precocemente.
Sucesso
Mário Novais