Pergunta: Vanesssa Castilho ( Universidade Nove de Julho – SP )
Boa noite! Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa, por nos ouvir e orientar na escolha de uma especialidade. Estou no quinto ano, e numa crise danada! Gostei de muita coisa,mas por outro lado já tenho 33 anos e pretendo entrar logo para o mercado. Então me vi entre a psiquiatria / neurologia x anestesiologia ( que apesar de gostar tenho ainda duvidas quanto a carreira) . Com qual (is) dessas carreiras terei uma boa perspectiva de carreira , vida , e ganhos razoáveis? Obrigada!
Resposta :
Ë muito importante, na escolha da especialidade, levar-se em consideração o tipo de paciente e as patologias com as quais se vai lidar diariamente.
As especialidades apontadas por vc lidam com pacientes e patologias diferentes. Qual desses dia a dia se mostra mais confortável para vc ?
Psiquiatria e neurologia são especialidades consideradas tristes, pelos tipos de patologias com as quais lida. É preciso que o médico tenha uma estrutura pessoal forte para se lidar com elas. Ambas são boas, do ponto de vista mercado de trabalho e ganhos financeiros. O Psiquiatra e o neurologista tem uma qualidade de vida razoável, já que existem algumas urgências, embora o psiquiatra possa selecionar alguns pacientes e não acompanhar, por exemplo, pacientes que necessitem internação.
A anestesio é a especialidade onde os ganhos financeiros são mais rápidos e maiores, mas perde bastante na qualidade de vida.
O tempo de formação dessas 3 especialidades é semelhante pois elas são de acesso direto na prova para residência médica.
Em termos de solidificação no mercado, podemos colocar em ordem decrescente Anestesio, depois neuro e finalmente psiquiatria, sendo essa a que demora mais para conseguir uma boa clientela.
A perspectiva de carreira é boa para essas 3 especialidades.
Sucesso
Mário Novais