Pergunta: Greiciane Parreiras ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Estou no 10 período e muito indecisa entre cursar Cirurgia e especializar em Coloproctologia ou otorrinolaringologia.
Gosto de clínica cirúrgica, de realizar exames e de cirurgia. Gostaria de saber mais sobre os dois mercados ( sou de BH MG) e a possibilidade de ganhos e de qualidade de vida, dentro do possível na carreira médica. Obrigada
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possivel, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
1. A qualidade de vida que a especialidade proporciona.
2. A remuneracao que esta especialidade permite.
3. O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
1.Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
2.Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
3.Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
A diferença básica para vc, no momento, é que a Otorrino é uma especialidade de acesso direto e a Proctologia exige como pré-requisito a residência médica em cirurgia geral.
As duas são boas especialidades, sendo que a otorrino está incluída nas top 6 especialidades médicas. Algumas informações sobre essas especialidades podem te ajudar na escolha.:
A otorrino continua sendo uma das melhores especialidades.
Apesar dos procedimentos cirúrgicos serem mal remunerados pelos convênios (exceção feita às cirurgias de ouvido interno), é grande a relação de possíveis procedimentos diagnósticos ou terapêuticos na otorrino, o que pode agregar bastante valor ao preço das consultas.
A área de atuação da otorrino abrange cerca de 20 procedimentos diagnósticos e mais de 60 procedimentos cirúrgicos (ver tabela AMB).
É importante para qualquer especialista o encaminhamento feito por outros colegas, mas uma grande parte da clientela do otorrino vem diretamente em função do boca-a-boca de um cliente para outro.
O envelhecimento da população facilita consideravelmente a incidência de deficiências auditivas (o Brasil tem cerca de 4 milhões de deficientes auditivos). Mais de 60 % da população apresenta desvio de septo nasal. É muito grande a frequência de rinites alérgicas. Consequentemente esses fatos permitem um aumento rápido da clientela do otorrino
Além disso, a qualidade de vida desse profissional é boa porque a maior parte das cirurgias é eletiva.
A proctologia (tempo de formação maior do que a otorrino) tb é uma boa especialidade pois permite uma boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e apresenta vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos que agregam valor ao preço das consultas.
O envelhecimento da população e a atual importância que se tem dado à prevenção do Ca do tubo digestivo baixo, além do aumento dos casos de doenças hemorroidárias ( resultado de dietas extravagantes, constipação intestinal crônica e abuso de álcool ) fazem com que a clientela do proctologista aumente com rapidez, embora o boca-a-boca seja menor do que o do otorrino ( pacientes não gostam de dizer que foram ao procto, mas não se incomodam de dizer que foram ao otorrino ).
Sugiro que vc leve em consideração na sua escolha o tipo de paciente e o tipo de patologia com as quais vai lidar dependendo da sua escolha.
Sucesso
Mário Novais