Três grandes grupos de redes de farmácias dominam o mercado brasileiro, concentrando 40% dos consumidores principais: Grupo RD (Raia e Drogasil) com 28%, Grupo Pague Menos (Pague Menos e Extrafarma) com 11%, e Grupo DPSP (Pacheco e São Paulo) com 11%. Regionalmente, competem com redes como Ultra Popular e Santo Remédio no Norte, Globo e Redepharma no Nordeste, Santa Marta e Ultra Popular no Centro-Oeste, Ultrafarma e Araújo no Sudeste, e Grupo Latino-Americano, Panvel, Farmácias São João e Nissei no Sul.
Os consumidores escolhem farmácias com base em proximidade, preços, variedade de produtos, atendimento e promoções. As farmácias de bairro, com menor capacidade de negociação, perdem espaço. Entre 2019 e 2023, o faturamento do varejo farmacêutico cresceu 58%, de R$126 bilhões para R$199 bilhões.
A pesquisa da CVA Solutions, com 5.242 pessoas, mostrou que o Valor Percebido é influenciado por benefícios (reputação, atendimento, conforto) e custos (promoções, preços de medicamentos). A Redepharma lidera em Valor Percebido, Drogaria Venâncio em NPS, e Drogasil em Força da Marca. As categorias mais influentes são medicamentos de marca e genéricos, produtos de higiene e beleza, e medicamentos isentos de prescrição. Apesar do crescimento das compras online, a maioria ainda prefere farmácias físicas. As farmácias têm potencial para se tornarem hubs de saúde, oferecendo serviços de atenção primária e prevenção, o que aumenta a fidelidade dos consumidores.
Fonte: Medicina SA