Pergunta: Lucas (Universidade Positivo)
Estou no 6 ano e estou em dúvida entre cirurgia plástica e oftalmol.. Gosto mais da área de atuação e do dia a dia na área da plástica, tanto as cirurgias como o consultório. O ponto negativo a meu ver é precisar fazer cx geral antes e também ser muito dependente do médico cirurgião para gerar faturamento (fazendo cirurgias). Em segundo lugar estaria oftalmol., que seria a 2 especialidade que mais gosto do dia a dia por gostar da anatomia do olho e da resolutividade dos casos. Porém gosto da parte empresarial da oftalmol., da parte tecnológica e por ser uma especialidade que acredito que conseguiria montar um negócio operante sem depender tanto da minha presença (gerando mais qualidade de vida no futuro). Gostaria de uma opinião de qual das 2 áreas escolher. Obrigado
Resposta :
A escolha da especialidade médica deve ser feita com bastante tranquilidade e bem racionalmente porque vc vai trabalhar nela por mais 30 ou 40 anos após a residência.
Assim, não deve se precipitar em escolher uma especialidade apenas, por exemplo, por ser de acesso direto e encurtar seu tempo de formação.
É comum ao chegar próximo do final do curso médico, o estudante ficar em dúvida na escolha da especialidade pelo fato de se sentir atraído por mais de uma especialidade.
Isso é bem justificável se considerarmos que são 55 especialidades oficiais de acordo com o Conselho Federal de medicina, sendo comum se gostar de mais de uma delas.
De qq modo, a escolha deve ser o mais racional possível pois serão muitos anos de atividade laboral e o médico deve se sentir feliz e confortável com o seu dia a dia.
Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :
- Que qualidade de vida essa especialidade me permite?
- Quais são as possibilidades de ser bem remunerado?
- Que tipo de paciente vou atender e como será meu dia a dia
Concluindo : você está diante de uma escolha de duas ótimas especialidade e pode ser feliz em qualquer uma das duas. Simples assim: é escolher uma das duas e não olhar mais para trás.
Nessa escolha acho que deve dar mais importância ao terceiro item, ou seja, como será o seu dia a dia e quais tipos de patologias e de pacientes vai lidar dependendo dessa escolha.
Sucesso
Mário Novais