As vitaminas são componentes essenciais para o nosso organismo, pois regulam uma série de processos em todos os órgãos e sistemas do nosso corpo. Cada uma tem muita importância e desempenha funções essenciais, e entre as principais vitaminas que o ser humano necessita, está a vitamina B12.
A deficiência de vitamina B12 raramente é de origem alimentar, uma vez que ela está presente nos alimentos de origem animal (como carnes, leites e derivados, ovos). Contudo, a falta dessa vitamina pode trazer graves consequências para o organismo, que incluem danos neurológicos e anemia.
Hoje, vou falar um pouco sobre os motivos que tornam a deficiência deste nutriente tão agressiva para nossa saúde.
Deficiência de vitamina B12 e suas consequências
Talvez uma das consequências mais famosas da deficiência de vitamina B12 seja a anemia. Ela acontece porque a B12 é um dos componentes responsáveis pela formação e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando temos deficiência desse nutriente as hemácias ficam maiores que o tamanho ideal e não conseguem exercer corretamente sua função de levar oxigênio para as células.
Entretanto, a anemia se apresenta na deficiência prolongada e severa desse nutriente. Antes disso, é possível observar sintomas neurológicos e que são tão preocupantes quanto a anemia.
Uma outra função importante da Vitamina B12 no nosso organismo é a produção de bainha de mielina. Ela é uma estrutura que recobre os nossos neurônios, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos. Quando falta vitamina B12, a produção dessa estrutura pode ser afetada, o que causa problemas de memória, dificuldade de concentração e foco, diminuição do senso de posição, confusão mental, e em deficiências mais severas, formigamento nas mãos e pés, depressão e psicose.
Ainda falando de sistema nervoso, na gestação a vitamina B12, junto com o ácido fólico, é responsável pela formação do sistema nervoso do feto, e nesse caso, a falta desses dois nutrientes pode causar defeitos de fechamento do tubo neural no bebê, por exemplo espinha bífida.
Além disso, a vitamina B12 está diretamente envolvida na produção de DNA e RNA, e, portanto, afeta diversos processos de produção de células no nosso corpo. Alguns estudos mostram ainda que há associação entre deficiência de vitamina B12 e osteoporose e ao agravamento do estado periodontal dos dentes e a uma taxa aumentada de perda de dentes.
Fique atento
Sim, a vitamina B12 é essencial e muito importante para a manutenção de funções vitais no nosso corpo, e sua deficiência pode trazer graves consequências.
Mas não precisa se desesperar. Como eu disse, a deficiência dessa vitamina raramente acontece por origem alimentar. A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal: carnes, leites, queijos e ovos e parte importante do seu metabolismo acontece no estômago e depende do suco gástrico ácido que é produzido no nosso estômago.
Por isso, os grupos que precisam de mais atenção quanto à deficiência desse nutriente incluem:
- Vegetarianos, principalmente os vegetarianos estritos (que não consomem nenhum alimento de origem animal)
- Pessoas que fazem uso crônico de antiácidos ou medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago
- Pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago
- Idosos, principalmente idosos institucionalizados
Texto na íntegra:
https://nutritotal.com.br/publico-geral/colunas/o-que-acontece-quando-temos-deficiencia-de-vitamina-b12/