O que é?
É um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite você investir em Títulos Públicos. Na prática, você está emprestando dinheiro para o governo em troca de uma rentabilidade. Ideal para quem quer começar a investir.
Como investir no Tesouro Direto?
Investir em TD é uma maneira acessível para fazer seu dinheiro render mais. Nele você investe em títulos públicos com rentabilidade variável dependendo do tipo de tesouro escolhido.
Quais são os tipos de Tesouro?
O Tesouro Direto é geralmente a porta de entrada para o mundo dos investimentos. Ele possui baixo risco e você começa a investir com pouco dinheiro. Eles são : Tesouro Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA. Cada um deles possui características próprias que podem se adequar também com a sua estratégia de investimento.
Como funciona cada tipo de Tesouro Direto?
Para entender melhor como investir no Tesouro Direto, te explicamos também como funcionam cada um deles:
Tesouro Selic
O Tesouro Selic tem seu rendimento atrelado à Taxa Selic, a Taxa Básica de Juros. Ele também tem liquidez diária, o que te permite resgatar a qualquer momento e usá-lo para sua reserva de emergência.
Tesouro IPCA
O Tesouro IPCA é um híbrido de prefixado com pós-fixado. Ele tem a rentabilidade que varia com o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo), índice que mede a inflação. Além disso, ele também vem acompanhado de um rendimento fixo. Ou seja, ao investir, você tem um rendimento prefixado e também o rendimento de acordo com a inflação do período.
Tesouro Prefixado
O Tesouro Prefixado é um investimento que tem uma rentabilidade anual fixada na hora que você está investindo. Ou seja, no resgate, aquele título renderá exatamente o que foi acordado no momento da compra.
Texto na integra:
https://www.nuinvest.com.br/investir-tesouro-direto.html