Saber o que é networking e colocar esse conceito em prática é algo essencial para todo empreendedor — até mesmo para quem já conta com um negócio consolidado no mercado.
Essa é uma estratégia de formação de redes de contatos. Para cada área de negócio é importante ter uma rede diferente de relacionamento.
E a técnica pode ser aplicada tanto para a carreira de profissionais quanto para alavancar uma empresa.
O que é e para que serve o networking?
Muita gente já ouviu o termo, mas você realmente sabe o que é networking? Essa palavra da língua inglesa é utilizada para descrever a rede de contatos cultivada no ambiente profissional.
Pode ser chamada, muitas vezes, de quem indica (QI) – expressão que virou uma grande brincadeira no contexto corporativo –, mas é uma estratégia ampla e que pode proporcionar resultados significativos.
O Networking serve para nutrir as relações de trabalho, de parcerias e de negócios. É uma forma de expandir a rede de contatos para que, em algum momento, seja alcançado algum benefício.
Network ou Networking?
É comum escutar as duas palavras, porém, há diferenças entre network e networking. As duas palavras do inglês tem significados até parecidos, mas, enquanto network diz respeito à rede, o networking conceitua, justamente, o trabalho por meio dessa rede.
O networking busca a construção de relações duradouras e sólidas. É preciso motivar outras marcas a se interessarem por sua empresa. Assim, ambas descobrem o que uma pode oferecer para a outra e constroem, juntas, novos caminhos e possibilidades.
Os níveis do network
Embora possa parecer simples “manter contato”, construir uma estratégia eficiente de networking exige organização, profissionalismo e conhecimento. Você sabe, por exemplo, que existem três níveis diferentes de network? Saiba mais sobre cada um a seguir.
Rede primária
A rede primeira é aquela composta pelas pessoas mais próximas ou que possuam algum envolvimento emocional. Geralmente, familiares, amigos mais próximos e quem faz parte do dia a dia.
Rede secundária
Já a rede secundária é formada por vínculos formais. Podem ser colegas de trabalho ou do ambiente acadêmico.
Mesmo que não haja tanta proximidade quanto no nível primário, são pessoas importantes para a construção do networking.
Rede de referência
Por fim, temos a rede de referência, composta pelos contatos que, de fato, moldam o comportamento e são referências de comportamento, modelo de vida e de carreira.
Por que é importante?
Aplicar, na prática, o que é networking, é uma forma de estourar a própria bolha e se aproximar de novas pessoas. E, acredite, isso pode ser feito em qualquer lugar!
Isso é bom para questões sociais, mas é fundamental para a carreira e para os negócios, afinal, é nessas áreas que as pessoas investem boa parte do seu tempo. Entenda melhor o impacto no networking nas relações profissionais:
Carreira
Aplicar o que é networking no trabalho – e na carreira, de forma mais ampla –, pode despertar a criatividade, inspirar novas ideias e aprimorar a maneira como se trabalha.
Estar em contato com outros profissionais pode impulsionar a carreira, auxiliar na conquista de objetivos e melhorar até a satisfação com o trabalho.
É importante ter em mente que essa é uma relação de troca. Ou seja, todas as partes que fazem parte desse relacionamento compartilham e recebem!
Negócio
Quem empreende também precisa fazer a nutrição constante da rede de contatos. É fundamental criar uma rede de parceiros com que se possa contar, seja para buscar recursos, criar novos projetos ou viabilizar novas iniciativas.
Um bom networking de negócios é, também, uma ferramenta de marketing, já que garante mais visibilidade à marca, abre espaço para novas oportunidades, auxilia a aumentar o ganho de escala, e ainda mantém o gestor informado sobre sua área de atuação.
O networking também pode ser aplicado na estratégia de relacionamento com o cliente. O que garante mais chances de vendas e de aprimoramento da marca. Contar com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor) de qualidade é primordial para garantir que esse networking seja feito com qualidade!
Como fazer um networking eficiente?
Existem muitas formas de fazer networking. Listamos, abaixo, quatro características fundamentais para negócios que desejam expandir sua rede de contatos e criar relacionamentos sólidos, com mais eficiência.
Ofereça algo para a outra parte
Como já foi dito neste artigo, o networking demanda relações de troca. Para isso, é importante que a sua empresa seja, de alguma forma, útil para os parceiros.
Isso significa ajudar um fornecedor a entrar em contato com um parceiro; patrocinar eventos culturais de outra marca e estar aberto a desenvolver ações que, nem sempre, serão vantajosas apenas para você.
Seja visto
Para construir essa rede, é preciso que outras pessoas saibam da existência da marca. Além de contar com um bom plano de divulgação, o networking marketing demanda a participação em eventos corporativos, treinamentos e outros contextos que ajudarão outras organizações a sempre lembrarem da sua.
Busque pessoas e organizações com interesses em comum
Outro ponto importante é se atentar aos objetivos das empresas e pessoas que a sua organização está buscando para ampliar a rede de contatos.
Quando existem metas e interesses semelhantes, é mais fácil se manter conectado e fazer parte da mesma rede. Afinal, ambos estão buscando as mesmas coisas.
Seja criativo na abordagem
Por fim, lembre-se de ser criativo e transparente ao abordar uma empresa ou pessoa. Seja autêntico e evite buscar motivos “vazios” para a aproximação.
Dicas extras de networking
Se você chegou até aqui, está preparado para fazer networking. Mas vale ficar de olho em outras dicas!
- Faça do networking uma prática constante.
- Marque presença nos convites de quem já faz parte da sua rede. Todos os relacionamentos devem ser nutridos!
- Esteja sempre bem informado. Pessoas que sabem sobre diferentes assuntos podem ser mais interessantes em uma conversa.
- Evite falar mal das pessoas. Educação ainda é regra de ouro em qualquer relação!
- Seja fiel aos seus valores e busque contatos que realmente façam sentido para você.
O networking é muito importante para auxiliar no aumento de vendas de qualquer empresa. Pode ser uma forma de publicidade e, quando falamos de vendas, o CRM é um fator importante para organizar os relacionamentos.
Fonte:
https://www.sydle.com/br/blog/o-que-e-networking-6165d3653885651fa2af3791/