Às vezes. por estarmos muito imersos no que fazemos e em nossos próprios sentimentos e emoções, vale a pena pedir a opinião de terceiros sobre uma ação, resultado ou comportamento nosso.
É o chamado feedback, que nem sempre é agradável mas é frequentemente útil – e muito valioso para quem quer se desenvolver como líder. E o que fazer com a opinião dos outros quando ela chegar? Descubra:
Passo 1: Agradeça
O primeiro passo após receber um feedback, é agradecê-lo. Mesmo que tenha sido algo crítico ou que você discorde e seu impulso reativo seja outro, resista: um feedback é um presente que pode torná-lo uma pessoa ou profissional melhor ao te dar insumos para reflexões.
Passo 2: Reflita com calma
Em seguida, dê um passo para trás. Tente ver a informação não como um julgamento sobre você como pessoa, mas uma visão de você num momento. Não leve para o lado pessoal.
Isso é especialmente importante quando o feedback traz algo que você discorda e, portanto, já está preparado para deixar de lado. Analise tudo com calma. Faz parte do processo.
Passo 3: Refaça seus passos
Depois vem a parte importante: pense profundamente sobre o que aquilo envolve. Então você deixou centralizou responsabilidades num trabalho em grupo? Não conseguiu entregar as coisas no prazo? Está desmotivado e isso atrapalha seu rendimento? Pense nas raízes de suas ações e também reações a esses comentários.
Em todo caso, vale o exercício de se imaginar tendo agido de outras maneiras para praticar, sem pressão, outros caminhos mentais. Isso vale tanto para feedbacks positivos quanto negativos: sempre há espaço para melhorar.
Afinal, estamos sempre aprendendo novos comportamentos e jeitos de encarar desafios!
Fonte:
Na Prática