Pergunta: Willian Passos ( Universidade de Caxias do Sul )
Caro Dr. Mario Novais, até pouco tempo minha ideia era seguir a Cirurgia Plástica, mas como teria que passar por dois processos seletivos e por querer ser mais “médico” tenho considerado seriamente a Ortopedia. Desejo saber se a melhor opção seria fazer a residência e montar uma clínica atendendo ortopedia geral, ou fazer uma subespecialidade e trabalhar em um consultório. Não sei se logo após formado poderia cobrar R$ 300,00 em uma cidade de médio porte como a minha. Qual a melhor opção na ortopedia do ponto de vista econômico e de qualidade de vida?
Resposta :
É fundamental, na escolha da especialidade, se analisar além do mercado de trabalho e da qualidade de vida que a especialidade permite, também o tipo de paciente e tipos de patologias inerentes àquelas especialidades.
Na plástica e na ortopedia vc vai lidar com pacientes bem diferentes. Considere bem isso na sua escolha.
Se optar pela ortopedia, não se precipite de escolher uma sub especialidade agora. Durante a residência de ortopedia vc vai lidar com vários tipos de patologias e aí poderá fazer uma escolha mais adequada da sub especialidade.
A sugestão para quem terminou a residência de ortopedia e se sub especializou, é a de continuar atendendo ortopedia geral para não perder essa fatia interessante do mercado e paralelamente ir crescendo na sub especialidade.
O valor que deve cobrar por consulta médica vai depender do mercado local. A sugestão é cobrar o mesmo preço que é praticado na cidade por outros ortopedistas. Se cobrar mais barato pode passar a sensação de que seu serviço é inferior. E também não tem porque cobrar mais, já que está iniciando no consultório.
Sucesso
Mário Novais