Pergunta: Aline Oliveira ( Universidade Federal do Amazonas )
Estou em dúvida entre as carreiras de dermatologista e otorrinolaringologista… Adoro as duas, então minha dúvida é: em qual delas será que encontrarei um mercado de trabalho mais promissor? Quero uma vida tranquila para maternidade.
Resposta :
As duas especialidades são ótimas e estão na relação das top 6 especialidades do momento.
Em termos de mercado de trabalho, as duas são também muito boas e permitem excelente remuneração.
Na dermatologia vc vai lidar mais com pacientes clínicos, onde a melhor parte está relacionada à cosmética e fará apenas pequenos procedimentos, tipo retirada de nevus, cauterização de lesões, biópsias..
Na otorrino vc vai ter muitas cirurgias e exames complementares, tipo audiometrias, polissonografia e muitos pacientes pediátricos.
Do ponto de vista qualidade de vida, sem dúvida a dermato vai ter menos urgências e te permitirá uma assistência melhor aos seus filhos, já que essa é uma das suas preocupações.
Um resumo das duas especialidades poderá te ajudar na escolha :
A dermato é uma especialidade de acesso direto. Os programas de residência médica em Dermato têm a duração de 3 anos, sendo que na maioria dos serviços o primeiro ano é basicamente de clínica médica.
A Dermatologia é uma das melhores especialidades, tanto pela boa qualidade de vida que permite , como pelos procedimentos pequenos e médios que agregam valor às consultas.
A crescente importância que se tem dado recentemente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e mais a procura desesperada pela beleza, ainda por cima aliada à uma industria fortísssima de cosméticos e produtos anti-envelhecimento, fazem com que a clientela do dermatologista cresça rapidamente.
Como dermatologista, evidentemente vc pode trabalhar em Hospitais, apenas a clientela do hospital será um pouco diferente da clientela do seu consultório. No hospital vão predominar as patologias dermatológicas e no consultório predominará a parte cosmética, que inclusive é a mais lucrativa.
A otorrino continua sendo uma das melhores especialidades.
Apesar dos procedimentos cirúrgicos serem mal remunerados pelos convênios (exceção feita às cirurgias de ouvido interno), é grande a relação de possíveis procedimentos diagnósticos ou terapêuticos na otorrino, o que pode agregar bastante valor ao preço das consultas.
A área de atuação da otorrino abrange cerca de 20 procedimentos diagnósticos e mais de 60 procedimentos cirúrgicos (ver tabela AMB).
É importante para qualquer especialista o encaminhamento feito por outros colegas, mas uma grande parte da clientela do otorrino vem diretamente em função do boca-a-boca de um cliente para outro.
O envelhecimento da população facilita consideravelmente a incidência de deficiências auditivas (o Brasil tem cerca de 4 milhões de deficientes auditivos). Mais de 60 % da população apresenta desvio de septo nasal. É muito grande a frequência de rinites alérgicas. Consequentemente esses fatos permitem um aumento rápido da clientela do otorrino
Além disso, a qualidade de vida desse profissional é boa porque a maior parte das cirurgias é eletiva.
Sucesso
Mário Novais