Com o recente aumento nos casos de coronavírus, muitos correram para farmácias, clínicas, laboratórios e postos de saúde, em busca de testes diagnósticos. Com a chegada dos testes rápidos, como é o caso do teste de antígeno, foi possível baratear e acelerar o processo de testagem, ainda que o padrão ouro continue sendo o conhecido PCR.
Com o aumento do número de testes rápidos realizados, também foi encontrado um aumento do número de casos positivos, segundo dados liberados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA). Pouco mais de 280.000 testes foram realizados em farmácias do dia 27 de dezembro ao dia 2 da janeiro, número 50% maior em relação à semana anterior. O número de positivos também acompanhou a tendência e e foi 3 vezes maior percentualmente (de cerca de 11% para cerca de 33%).
As festividades de ano novo certamente contribuíram para esse aumento, com comemorações entre família e amigos, além de diversas festas e aglomerações pelo país. Resta torcer e esperar que esse novo aumento seja breve e não deixe marcar como os últimos deixaram.