Em tempos competitivos como o que vivemos, destacar-se é algo essencial para se competir com a concorrência e garantir a sobrevivência profissional. Diante desta realidade, é cada vez mais comum observarmos médicos empreendedores no mercado de trabalho. Afinal, o setor da saúde é uma das áreas que mais se beneficia com novos modelos de negócio.
Com o desenvolvimento e evolução tecnológica, os estilos de vida sofreram mudanças, alterando também o perfil do paciente. Com isso, a medicina se tornou uma área procurada não só para diagnóstico e tratamento de doenças, mas também para a prevenção e promoção de saúde.
O profissional que sabe como achar rentabilidade, adequando-se ao mercado e ao novo comportamento do paciente pode utilizar a medicina como empreendimento, com diferentes modelos de negócio.
O que são médicos empreendedores?
Podemos definir como médicos empreendedores os profissionais que abrem sua própria empresa ou negócio. O empreendedor costuma assumir riscos ao criar ou utilizar novas oportunidades à medida que elas vão surgindo.
Por que se tornar mais um entre os médicos empreendedores?
O período em que vivemos se mostrou um dos melhores para os médicos empreendedores. Devido às diversas mudanças impulsionadas pela pandemia de Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus, a adoção de métodos de atendimento cada vez mais tecnológicos tornou o momento excelente para o empreendedorismo na medicina.
Com as mudanças já em prática, o fluxo de trabalho e antigos hábitos dos profissionais e pacientes mudaram de forma rápida para alternativas modernas e integradas na saúde. Como clínico, o médico não se limita mais somente à anamnese e exame físico de pacientes.
A presença de novas tecnologias, softwares para diagnóstico e outros dispositivos médicos permitem a abrangência da influência do profissional. Por isso, este é o momento certo para decidir se você quer fazer parte do time de médicos empreendedores ou prefere ficar estagnado, observando as mudanças acontecendo ao seu redor.
A importância dos médicos empreendedores para o mercado
O empreendedorismo é fundamental na medicina por diversificar opções de tratamento na área, como a criação de policlínicas, clínicas populares, franquias e outras alternativas para diferentes populações. Além disso, médicos empreendedores contribuem para a área de diferentes formas. Conheça as principais, a seguir.
Relacionamento dos médicos empreendedores com os pacientes
Com uma administração adequada, clínicas e consultórios podem assegurar um bom relacionamento com seus pacientes, pois uma boa gestão médica mantém o negócio devidamente organizado, facilitando o atendimento.
Dessa maneira, médicos empreendedores tornam o relacionamento com seus pacientes cada vez melhor, adequando-se no que diz respeito a qualidade em atendimento e valores de consultas.
Posicionamento de marca
A clínica ou consultório médico é uma empresa. Por isso, o empreendedorismo viabiliza estratégias e ações que resultam em maior credibilidade, destacando-se diante a concorrência.
Canais de comunicação
Médicos empreendedores trabalham com canais de comunicação distintos, que podem ser online e offline. Usá-los e gerenciá-los é essencial para que o profissional possa captar e fidelizar seus pacientes.
Gestão das clínicas de médicos empreendedores
Junto ao avanço do empreendedorismo, modelos de gestão foram inovados com o surgimento de novas metodologias. Assim, os processos se tornaram mais eficientes e controlados. O mesmo aconteceu na área da saúde, pois uma boa gestão de negócio se tornou fundamental para o sucesso do profissional e de seu empreendimento.
Médicos empreendedores: quais vantagens de ser um?
Para os médicos empreendedores, ter seu próprio negócio significa usufruir da liberdade profissional. É possível definir os próprios horários de trabalho, escolher a própria equipe, implementar ideias e ainda ter a capacidade para causar impacto positivo em sua área de atuação. Além disso, o empreendedorismo médico apresenta vantagens, como:
- Obter novos conhecimento e habilidades, como em administração;
- Oferecer abordagens diferenciadas mesmo em especialidades mais comuns;
- Possibilidade de combinar trabalho clínico em um negócio, oferecendo a chance de uma vida profissional mais variada.
9 modelos de médicos empreendedores para se inspirar
Conhecendo a importância do empreendedorismo na vida do médico, você pode conferir com outros olhos as oportunidades que se aplicam a área da saúde. Por isso, separamos 9 modelos de negócio para se inspirar como outros médicos empreendedores.
1. Clínicas médicas
Para seguir no modelo de negócio de clínicas médicas, é preciso ter atendimento e agilidade como os principais pontos de inovação. Em locais como este, é possível estabelecer ofertas de consultas, exames e tratamentos, mesmo aqueles que possam exigir pequenos procedimentos.
2. Consultórios
O modelo de negócio de um consultório é um estabelecimento menor e dedicado apenas ao atendimento de uma especialidade médica, sendo uma excelente opção para os profissionais que estão iniciando como empreendedores.
Com novas tecnologias, como softwares e telemedicina, as rotinas operacionais podem ser otimizadas, assim como a emissão de laudos médicos, fator que contribui para elevar o valor do negócio e manter os pacientes satisfeitos.
3. Clínicas de diagnóstico especializado
Para médicos empreendedores que desejam se especializar na realização de exames, sejam eles laboratoriais ou de imagem, as clínicas de diagnóstico especializado são opções muito rentáveis.
Além de atender pacientes também em planos de saúde, o empreendimento pode realizar parcerias com hospitais e consultórios, oferecendo acesso exclusivo para esses pacientes e contribuindo para sua satisfação.
4. Policlínicas
As policlínicas são modalidades de negócio que funcionam como uma unidade de saúde de atendimento ambulatorial para diversas especialidades. Assim, o médico pode contratar outros profissionais para oferecer outros serviços além de sua especialidade, e lucrar também como estes serviços.
5. Equipamentos médicos
Um dos mais promissores na área da saúde, o setor de equipamentos médicos avança junto com a tecnologia. Contudo, recentemente sua demanda por aparelhos digitais é a de maior crescimento, como os usados para a realização de exames de imagem. Esse setor concentra cada vez mais formas de oferecer soluções modernas, que permitam a otimização e mobilidade, possibilitando a conexão de aparelhos via wireless e bluetooth.
6. Aplicativos médicos
Amplamente usados por médicos empreendedores e outros profissionais da área da saúde, os aplicativos têm se tornado cada vez mais populares na prevenção e autocuidado. Por isso, empreender no desenvolvimento de soluções como essa é muito promissor.
7. Startups
Quando falamos em inovação, as startups são sempre mencionadas. Esses modelos de negócio escaláveis permitem que seu desenvolvimento tenha equipes com recursos limitados. Na área da saúde, as healthtechs se destacam por unir a tecnologia aos serviços de saúde, oferecendo excelentes resultados para médicos empreendedores.
8. Clínicas populares
Para médicos que buscam funcionalidade, o modelo de clínica popular apresenta custos baixos de operações e menor demanda para investimento. Como alternativas para usuários que não possuem plano de saúde e precisam de assistência médica, o modelo amplamente difundido no país contribui para a assistência por valores reduzidos e com facilidade de pagamentos.
9. Franquias
As franquias são modelos de negócio que devem ser considerados também na área da saúde. Por ser conhecida e apresentar credibilidade no mercado, essa opção facilita a atração de novos pacientes para o profissional.
Como os médicos empreendedores são na prática?
Para ser um bom médico empreendedor na prática, o profissional deve saber organizar processos e finanças de seu negócio. Além de noções de gestão de pessoas, outros conceitos sobre administração devem fazer parte da rotina. A seguir, você vai conferir alguns dos principais pontos que médicos empreendedores precisam fazer.
Seja um líder como os médicos empreendedores
No trabalho do médico empreendedor, a capacidade de gerenciamento de pessoas é de muita utilidade. São muitas as situações em que o profissional deverá exercer seu poder de liderança. Por isso, é preciso saber como realizar a gestão de outros profissionais como auxiliares técnicos, enfermeiros, auxiliares administrativos e também outros médicos.
Invista em conhecimento
Grande parte das faculdades de medicina acaba formando profissionais que ainda não tiveram contato direto com conceitos do empreendedorismo. Dessa forma, quando precisam abrir o próprio consultório após formados, os médicos apresentam muita dificuldade para a gestão de negócio.
Para esses casos, a melhor alternativa é investir em cursos de especialização na área. Afinal, esse conhecimento é importante para alcançar os resultados almejados. Atualmente, cursos de gestão podem ser realizados de forma online, levando praticidade ao profissional e otimizando seu tempo.
Entenda o mercado de trabalho
Um atendimento de qualidade ainda é o mais importante na área de saúde. Contudo, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não se pode ignorar o poder de uma boa gestão.
Um dos pontos mais importantes ao abrir o próprio consultório ou clínica é entender o mercado em que está inserido e também seu público-alvo. Essa é uma das formas de garantir ações mais assertivas.
Defina bem os processos
O profissional que busca se tornar um médico empreendedor precisa entender que um negócio deve ter seus processos bem definidos para que a rotina seja eficiente. As atividades devem ser padronizadas, afinal, quando os processos estão bem sistematizados, contribuem para que a empresa faça o maior controle de etapas de produção.
Além disso, os processos ajudam na otimização da produtividade da equipe, determinando o direcionamento estratégico para as atividades assistenciais, cirúrgicas e administrativas na rotina médica.
Utilize a tecnologia a seu favor
Os recursos tecnológicos se tornaram essenciais para médicos empreendedores e também para profissionais que estão começando a empreender. Isso porque, a tecnologia contribui para a otimização da rotina de diversas formas, simplificando-a.
Podemos observar isso com médicos que utilizam softwares para a gestão online, mapeando seus processos de forma efetiva. Além disso, contar com prontuários eletrônicos para a redução da burocracia diária é uma boa forma de usar recursos tecnológicos a seu favor, contribuindo também para a segurança do paciente.
Invista na divulgação do seu negócio
Assim como em qualquer outro negócio, o médico deve pensar na divulgação de seu empreendimento como parte fundamental do processo de atração de pacientes. Por isso, é preciso criar estratégias de marketing que sejam assertivas, contribuindo para a divulgação e atração, e também mantendo a credibilidade e responsabilidade do médico.
Cuide da gestão financeira
Além de proporcionar um atendimento de qualidade a seus pacientes, o médico empreendedor precisa cuidar da saúde financeira de seu negócio. Como em qualquer outra empresa, as instituições de saúde apresentam a necessidade de uma gestão financeira adequada.
Esse gerenciamento deve ser feito de maneira minuciosa, pois caso não tenha os devidos cuidados, poderá apresentar sérios problemas no futuro. O profissional deve se preocupar com a estruturação do fluxo de caixa, tendo o controle detalhado de gastos. Além disso, ter um planejamento financeiro realista, certificando-se de acompanhar a situação financeira de seu negócio para evitar imprevistos.
Cases de médicos empreendedores de sucesso
A seguir, separamos alguns cases de médicos empreendedores brasileiros que obtiveram sucesso ao escolher abrir seu próprio negócio. Confira algumas histórias para se inspirar e começar o planejamento do seu próprio empreendimento.
Jorge Moll Filho
O cardiologista do Rio de Janeiro, Jorge Moll Filho, tem 69 anos e é o fundador da rede de hospitais D’Or São Luiz, a maior rede independente em hospitais privados no Brasil, o profissional inaugurou sua trajetória como empreendedor aos 32 anos, quando criou o Grupo Labs, em 1977.
A primeira unidade, CardioLab, realizava diagnósticos médicos, como exames de imagens. Em 1994, Jorge percebeu uma oportunidade de negócio lucrativa com a falta de hospitais de alto padrão.
Dessa forma, convenceu o empresário Jacob Barata a transformar seu hotel, Copa D’Or, em um hospital. Em 2010, o médico vendeu sua rede de laboratórios e passou a investir somente em hospitais privados.
Atualmente, a rede conta com 51 unidades em todo o país, com mais 32 em desenvolvimento, sendo avaliada em 115 bilhões de reais.
iClinic
A iClinic é uma healthtech desenvolvida para proporcionar melhor experiência ao paciente, levando gestão à prática médica por meio da tecnologia. A startup voltada para a área da saúde oferece um software especializado em gestão de clínicas médicas, e apresenta 90% de satisfação de seus clientes.
A plataforma foi desenvolvida a partir de necessidades de inúmeros profissionais de saúde, oferecendo soluções para gestão por meio da nuvem em pequenas e médias empresas. Dessa forma, permite que o médico tenha acesso seguro a todas as informações por meio de computador, tablet ou smartphone, tornando-se um dos principais modelos de negócios em sua área.
Vander Corteze
Sempre envolvido com saúde, com um pai cirurgião cardíaco e irmã dermatologista, Vander Corteze também escolheu a área médica, contudo, voltando sua carreira para o empreendedorismo.
Formado na UFRJ, desde a graduação tentava desenvolver formas de melhorar a vida das pessoas, propondo novas soluções como a Beep Saúde, empresa líder em saúde domiciliar no Brasil.
Criada a partir do sonho de ser uma plataforma de saúde que pudesse estar no celular das pessoas, a empresa nasceu da proposta de um house call, onde de um lado estaria um médico e de outro a pessoa precisando de atendimento em casa. Atualmente, a empresa oferece a possibilidade de vacinas e exames em casa, com praticidade, conforto e segurança.
Grupo Fleury
Empresa de saúde brasileira fundada em 1926, o Grupo Fleury é atualmente um dos maiores centros de diagnóstico especializados do estado de São Paulo, sendo a segunda maior empresa do Brasil.
Seu fundador, o médico Gastão Fleury da Silveira, iniciou com um pequeno laboratório de análises na cidade de São Paulo, destacando-se na década de 90 como a primeira empresa responsável por disponibilizar exames pela internet. Pioneira na segurança da informação, em 1994 o grupo realizava a implantação de códigos de barras para que os exames tivessem identificação segura.
Atualmente, a empresa é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde no Brasil, contando com mais de 170 unidades de atendimento de suas marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Laboratório Weinmann, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Serdil e Instituto de Radiologia de Natal.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo pelo aumento de profissionais formados em diferentes áreas, empreender se tornou muito mais que apenas uma ferramenta auxiliar para o médico. É atualmente um instrumento para sua sobrevivência e cenário profissional.
Com as inovações do mercado de trabalho, médicos empreendedores são os mais preparados para adaptar-se às mudanças, revisando modelos de negócios e criando soluções para atender melhor seu público. Com isso, a satisfação do paciente aumenta, elevando a confiança no profissional e destacando-o em seu segmento.
Fonte:
http://medicinecursos.com.br/blog/medicos-empreendedores/