Pergunta: Rafaela Ferreira ( Uniube – Universidade de Uberaba )
Estou terminando o 6º ano e já percebi que a área da Medicina com a qual eu mais me identifico é a parte clínica da Oncologia. Na minha faculdade temos um estágio de 1 mês na área de Oncologia, abrangendo tanto a parte clínica quanto a cirúrgica. Eu fiquei totalmente fascinada com o estudo das patologias, das condutas e com o convívio com os pacientes oncológicos. A minha dúvida é que eu percebi que os programas de Oncologia Clínica e Oncologia Pediátrica são separados e possuem pré-requisitos diferentes, aí agora eu estou na dúvida se faço Clínica Médica ou Pediatria (gosto muito das duas áreas). Gostaria de saber se como oncologista clínica eu também estaria habilitada a atender pacientes pediátricos, caso isso fosse necessário. Obrigada!
Resposta :
A oncologia é uma das especialidades que mais tem evoluído nos últimos tempos, já que muitos tipos de câncer passaram a ser tratados com bastante sucesso.
A clientela do oncologista (cancerologista clínico) vem aumentando bastante com a valorização da importância que se tem dado ao diagnóstico precoce dos vários tipos de câncer, através de exames preventivos de rotina, como colonoscopia, mamografia, preventivo de câncer de colo uterino e de próstata, além da preocupação atual com o câncer de pele. A detecção destas patologias em estágio inicial faz com que a oncologia seja uma boa opção do ponto de vista mercadológico.
Como aspecto negativo para a oncologia, vale a pena ressaltar que é considerada uma especialidade “triste”, pelo tipo de paciente com que lida e com muitas patologias de mal prognóstico. Conviver com a morte de pacientes e com cuidados com pacientes terminais exige do profissional uma estrutura pessoal forte e nem todos conseguem lidar bem com isso.
A qualidade de vida do profissional é razoável, os ganhos financeiros são bons e o mercado é carente de bons profissionais.
O programa de residência médica em cancerologia clinica tem a duração de 3 anos, sendo exigido como pré requisito a residência em clinica médica.
No site da sociedade brasileira de oncologia clinica (www.sboc.org.br) vc pode encontrar mais informações sobre os serviços credenciados e sobre as competências exigidas para o profissional dessa área.
Em relação ao caminho clínica médica ou pediatria, acho mais interessante a formação inicial em clinica médica. O oncologista clínico muitas vezes atende pacientes pediátricos, mas o oncologista pediátrico dificilmente atende pacientes adultos.
Sucesso
Mário Novais