Pergunta: Pedro Paulo ( Faculdade de Medicina de Campos )
Dr. Mário, o que o senhor tem a dizer sobre a rotina e a remuneração de um nefrologista?Existem poucos especialistas nessa área e ouvi dizer que os plantões em diálise são bem remunerados. Em relação ao mercado de trabalho,as tendências futuras são seguras para a mesma? Obrigado
Resposta :
A nefrologia tem seu campo de atuação diminuído pelo fato da população não saber exatamente o papel do nefrologista ( na maioria das vezes, o paciente prefere procurar um urologista do que um nefrologista, quando tem um cálculo renal, por exemplo).
Assim, o nefrologista tem seu mercado de trabalho mais restrito aos serviços de diálise e talvez no futuro ao acompanhamento clinico de transplantes (área ainda pouco desenvolvida no Brasil).
Os serviços de diálise não estão tão bem financeiramente, os custos são altos, muito materiais são importados e a tabela de convênios não é muito boa.
Além disso, como os serviços de diálise não são muitos, os donos desses serviços, com o poder na mão, diminuíram muito o valor dos plantões nessa área.
Talvez vc deva avaliar a possibilidade de escolher urologia ao invés de nefrologia, já que são especialidades afins.
A Urologia é melhor especialidade que a Nefrologia
A população envelhecendo, a importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata e os novos medicamentos para disfunção erétil, tem aumentando rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.
Sucesso
Mário Novais