Como médicos muitas vezes somos vítimas de uma formação ineficiente e arcaica, durante todo o percurso acadêmico é nos ensinado ferramentas técnicas para podermos exercer com excelência nossa profissão.
No entanto, para se atingir um resultado acima da média e para ter uma entrega extraordinária, é preciso possuir outras ferramentas em nosso arsenal.
Além da técnica aprendida na faculdade de medicina
Howard Gardner, pesquisador de Harvard, chocou a comunidade científica quando ressignificou a inteligência com seu postulado: “As inteligências múltiplas de Gardner” – descreveu nove tipos distintos de inteligências que são inerentes a todos nós.
Nossa sociedade foi construída com uma mentalidade industrial, não é de se espantar que nesse cenário a estruturação acadêmica foi desenhada para desenvolver três tipos de inteligências específicas: lógico matemática, linguística e espacial.
O médico nos dias atuais
Hoje vivemos a quarta revolução industrial, a era pós digital, somos contemporâneos ao desenvolvimento da inteligência artificial, dos softwares médicos e das mudanças organizacionais na área da saúde, obviamente a nossa forma de trabalhar está mudando.
Em nossa realidade atual e perspectiva futura não podemos nos abster as mudanças significativas que acontecem, o médico de resultado do passado não tem as mesmas competências que o de hoje.
É importante que outras habilidades sejam desenvolvidas durante nossa formação, retomando as inteligências múltiplas.
Dicas de liderança e gestão de pessoas
Hoje vou falar sobre inteligência interpessoal, mais especificamente sobre quatro dicas simples de liderança e gestão de pessoas – independente de optar por uma carreira intra hospitalar, autônoma ou empreendedora, saber liderar pessoas é uma das competências mais importantes e, quanto mais você prosperar em sua jornada, mais precisará dessa habilidade.
Clareza de propósito
A primeira dica para se tornar um líder de resultado é estabelecer com clareza o seu propósito: para onde você quer ir? Para onde quer levar seu time? Que resultados quer atingir e porquê? Estabeleça a direção antes de mais nada.
Após ter desenhado seu propósito é preciso estabelecer o modo como guiará seu time até ele, para isso é preciso conhecer seus valores pessoais, que são o que te movem, é o que nunca se deve abrir mão, o que é inegociável.
Hierarquia de valores
A segunda dica é que elenque seus valores de forma hierárquica e trabalhe em harmonia com eles. Por exemplo, se você possui como valor mais forte honestidade transfira esse valor para seu estilo de liderança, haja sempre respeitando-o, isso lhe trará mais que resultado, lhe proporcionará realização pessoal. Não fira seus valores, isso lhe causará dor e sofrimento.
Sua equipe deve ser formada de pessoas com pensamentos diferentes e valores semelhantes.
Foco nas pessoas
Estabelecido propósito e valores, a terceira dica é: foque nas pessoas; elas são o maior ativo de uma empresa, as tenha como diferencial estratégico. Selecione bem seu time e tenha na comunicação sua atenção genuína, compartilhe planejamentos, objetivos, alinhe as expectativas, discuta acertos e erros; desenvolva as pessoas continuamente. Seja contagiante.
“Conhecer o ser humano. Essa é a base de todo o sucesso.” – Charles Chaplin
Para se ter resultado como líder é preciso ter generosidade para ensinar o que sabe, coerência para se praticar o que ensina e humildade para perguntar o que se ignora.
Segundo a definição de Vicente Falconi, “liderar é bater metas com seu time de forma ética”, simples, mas não é fácil. Assim como qualquer outra habilidade é preciso muito estudo e prática.
O mais importante é ter consciência da importância que essa ferramenta terá em sua carreira e não se esqueça, o reconhecimento de um consultório, de uma clínica ou até mesmo de um hospital é reflexo das pessoas que neles trabalham.
Melhoria contínua
A quarta dica é: Tenha a melhoria contínua como estilo de vida, identifique seus pontos frágeis e aja constantemente sobre eles, seja generoso consigo mesmo em assumir suas dificuldades e falhas, aprenda com as adversidades e veja cada desafio como um novo aprendizado. Seja melhor a cada dia.
Nós, médicos, precisamos estar preparados para liderar a saúde de nosso país.
O que você está fazendo hoje para se tornar um líder de resultado?
Leonardo De Gasperi
Médico, COACH e professor de PODERES ESPECIAIS para Médicos de Resultado
Texto retirado de:
https://www.sanarmed.com/4-dicas-simples-para-lideranca-medica-efetiva