A acupuntura surgiu há milhares de anos na China. Mas você sabia que desde 1995 ela também é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma especialidade médica?
A arte da acupuntura é baseada na colocação de agulhas ao longo do corpo, buscando o tratamento de doenças e a melhoria da saúde. Com estudos mais recentes e métodos mais modernos de pesquisa, os efeitos benéficos tem sido melhor descritos, muitas vezes baseados nas relações fisiológicas do organismo. Inclusive, a própria OMS já recomenda a acupuntura para diversas doenças!
Na acupuntura chinesa original, o corpo é dividido em meridianos, locais do corpo que acumulam energia. O desequilíbrio de energia pelo corpo é o responsável por promover dor e outros sintomas. O estímulo com agulhas, então, busca reestabelecer o equilíbrio no organismo.
Dentre outros, ela pode ser utilizada para:
- Queixas respiratórias
- Problemas oftalmológicos
- Dor de cabeça ou enxaqueca
- Acidez estomacal e gastrite
- Distúrbios do sono
Regulamentada pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), o médico pode se especializar em acupuntura com uma residência específica. Contudo, também existem diversas pós graduações e especializações que podem atualizar outros especialistas na área!