Já definiu em qual especialidade médica deseja se especializar? Ainda não?! Então confira agora as 10 especialidades médicas mais concorridas no Brasil.
Conhecer quais são as especialidades médicas mais concorridas em nosso país, pode te ajudar muito na hora de definir qual área atuar, afinal, a medicina é uma área tão ampla que tem subdivisões.
E por esse motivo, é perfeitamente comum que surjam dúvidas sobre qual especialidade médica escolher. Esse é o seu caso? Pensando nisso, criamos esse artigos para te ajudar.
10 especialidades médicas mais concorridas no mercado brasileiro
Já falamos como a medicina é uma área ampla, dessa forma ela traz uma série de oportunidades para os profissionais da área, e o número de especialistas cresce cada vez mais no Brasil.
O estudo da Demografia Médica do Brasil, feito em 2018, aponta que 62,5% dos médicos brasileiros tem um ou mais títulos.
Esse estudo mostra também que dessa longa lista de especialidades, quatro delas representam cerca de 38,4% de TODOS os títulos brasileiros.
Além dessas especialidades, existem inúmeras outras, e todas elas são extremamente importantes, porque cada uma aprofunda especificamente em uma área da saúde humana.
Mas vamos dar um foco nesse nessas 10 especialidades médicas mais concorridas no Brasil, assim, para que você conheça mais a fundo cada uma delas.
Conheça as especialidades médicas mais concorridas do mercado brasileiro:
Clínica Médica
Primeiramente, a Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, por englobar o conteúdo de várias outras especialidades, e é também a área com o campo de atuação mais amplo, com o maior número de especialistas.
E essa diversidade que engloba tantas áreas clínicas, é, ao mesmo tempo, o motivo que leva tantos médicos a escolherem essa especialidade. Logo, se tornando a primeira entre as especialidades médicas mais concorridas no mercado brasileiro.
Esse trabalho pode ser realizado tanto em Hospitais quanto ambulatórios, podendo ser públicos ou privados, bem como, os médicos podem optar por atuar em consultórios próprios.
Um erro comum na área é que o invés de investigar as causas e tratar o paciente, muitos clínicos médicos acabam preferindo encaminhar os pacientes para outros especialistas.
Isso acontece, a princípio, quando o médico passa um certo tempo afastado de grandes hospitais e universidades. Um detalhe importante sobre essa especialidade é que o foco dela é a atenção primária aos pacientes, concentrada no nível ambulatorial.
Ela se estende para a medicina interna, que é responsável pela visita aos pacientes internados.
Outra curiosidade, todo médico que opta por uma especialidade clínica, com exceção de dermatologia e neurologia, precisa realizar a residência de clínica médica, com duração de 2 anos. Logo depois, poderá ingressar na especialidade desejada.
Pediatria
A pediatria é a especialidade que cuida da saúde tanto de crianças como de adolescentes.
Essa especialidade surgiu em meados do século XIX, e o motivo foi o alto índice de mortalidade infantil encontrado na época. Assim surgiu a necessidade de criar uma especialidade que cuidasse desse público.
De uma forma geral, a pediatria cuida da saúde das crianças desde o período neonatal até os 18 anos.
Esse profissional é o responsável tanto pelos diagnósticos, como pelas orientações e acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vacinação, aleitamento materno, alimentação e prevenção de acidentes.
A pediatria é uma das áreas mais bonitas na medicina, mas nem por isso ela está livre de desafios e dificuldades. Um dos maiores desafios desse profissional é o contato com a família da criança.
Definitivamente, isso inclui se certificar que a família siga suas orientações sobre o tratamento mais adequado para o paciente. Assim, essa especialidade pede que muitas vezes o profissional varie entre o perfil pessoal e profissional.
Essa especialidade é uma das mais concorridas no mercado brasileiro e tem um amplo campo de atuação, o profissional pode optar por trabalhar em diferentes áreas dentro da pediatria.
Puericultura (prevenção e acompanhamento), Curativa (aplicação de técnicas de tratamento), Pesquisa e ensino.
Cirurgia Geral
A especialidade em cirurgia geral pode ser alcançada de duas formas: concurso de residência médica ou pós-graduação.
O perfil desse profissional é diferenciado das demais especialidades médicas, já que o cirurgião necessita de resistência física, controle emocional e segurança na hora de tomar decisões.
A princípio, a rotina de um cirurgião envolve, obviamente, realizar cirurgias, tanto as que são marcadas com antecedência, como também as cirurgias de urgência.
Esse profissional realiza plantões, além de acompanhar a evolução dos pacientes no pós-operatório. O cirurgião geral pode atuar como autônomo, auxiliando cirurgiões que já são experientes, realizando plantões e atuando em hospitais de emergência e trauma. Além de poder atuar como docente em instituições de ensino.
As cirurgias podem acontecer de forma clássica, ou realizada com auxílio de câmeras por pequenos orifícios abertos no paciente, ou por orifícios naturais. Essa é chamada de cirurgia com assistência robótica.
Essa área contém especialidades correlacionadas que podem ter grande importância para a prática da Cirurgia Geral, como:
Ginecologia e Obstetrícia
Esse profissional é o responsável por cuidar da saúde das mulheres. A princípio, o ginecologista realiza exames preventivos e sugere o tratamento para as patologias ligadas ao aparelho reprodutivo feminino.
Dessa forma, ele precisa de uma qualificação médica tanto clínica quanto em cirúrgica. Esse profissional tem uma rotina bem corrida, isso devido ao trabalho simultâneo em obstetrícia.
O que faz com que esse profissional precise de disponibilidade para atender pacientes em trabalho de parto.
Entretanto, muitas pessoas tem a mesma dúvida: ginecologia e obstetrícia são a mesma coisa?
E a resposta é: não!
O que acontece é que muitos profissionais atuam em ambas as áreas. Isso porque na maioria dos casos, o médico acompanha o caso da paciente antes, durante e depois da gestação. Além de participar do parto, como obstetra.
Em conclusão, a principal diferença entre essas especialidades, é que a ginecologia cuida da saúde do órgão reprodutor feminino como um todo, já a obstetrícia foca nos fatores relacionados à reprodução humana.
Anestesiologia
A especialidade médica em Anestesiologia tem um rápido crescimento, mudando a cada dia e mostrando sua importância entre as especialidades.
O perfil desse profissional mostra um gosto apurado por procedimentos invasivos, um apreço inestimado pelo uso de novas tecnologias e uma vontade constante de estudar mais.
Portanto, essa especialidade esta diretamente ligada a tecnologia, mas também não dispensa o exame físico e a atenção dada ao paciente. Ela conta com equipamentos de ponta, que ajudam a monitorar as funções vitais do paciente.
Mas isso nunca substituirá a necessidade desse profissional ou a forma com ele atua humanamente com seus pacientes.
Medicina do Trabalho
Essa especialidade lida com a relação entre trabalhadores e seus trabalhos, sendo chamada também de medicina ocupacional. A princípio, ela visa não só a prevenção das doenças e acidentes de trabalho, mas também promove a melhora na qualidade de vida.
Muitas pessoas têm a ideia de que o profissional da área medicina do trabalho seja só um médico examinador, mas essa área é rica em subdivisões, e dificilmente esse profissional terá uma única rota.
Ele pode ingressar em empresas de grande porte desenvolvendo projetos de qualidade de vida, ou então trabalhar em uma clínica que executa exames médicos obrigatórios para admissão.
O médico do trabalho pode atuar também como perito judicial, o que será ótimo para criar um nome na área, junto a renomados juízes.
Uma vantagem também é terem estabilidade no emprego, trabalhando com horário de entrada e nunca se preocupar com chamadas de emergência no meio da noite.
Ortopedia e Traumatologia
Essa especialidade médica é a responsável pelo estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades que prejudiquem o aparelho locomotor, isso inclui ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.
A ortopedia e a traumatologia estão ligadas e juntas, tratam as lesões causadas por traumas, como fraturas ósseas, juntamente com a reabilitação do paciente depois do tratamento.
Esse profissional pode atuar também na medicina esportiva, que visa o tratamento de problemas relacionados com exercícios físicos e esportes, ajudando na orientação de pacientes que queiram realizar um programa de atividades esportivas de maneira adequada e saudável.
Assim também, a rotina desse profissional é dividida entre cirurgias e atendimento ambulatorial, e no início da carreira, é mais comum que ele atue em centros de trauma e emergências.
Cardiologia
Com certeza essa é uma das especialidades médicas mais conhecidas e uma das mais concorridas no mercado brasileiro. A cardiologia é a área que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas ao coração.
Visto que as doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, a cardiologia vem se tornando cada vez mais importante. A princípio, esse profissional atua no diagnostico das doenças, e para isso é necessário a realização de exames clínicos e físicos para identificar essas doenças.
Além da interpretação dos resultados de exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiogramas e ecocardiogramas e prescrição de tratamentos e medicamentos quando necessário, ele também cuida da reabilitação de pacientes, incentivando-os a terem hábitos de vida mais saudáveis, mudando seus comportamentos de risco.
Oftalmologia
O oftalmologista é o especialista que cuida da saúde ocular dos pacientes, com o objetivo de estabelecer a melhor visão possível a eles, por meio de diagnósticos e tratamento de patologias oculares.
A rotina desse profissional varia entre procedimentos tanto clínicos quanto cirúrgicos, e pode ser flexível de acordo com sua preferência. Mesmo se optar pela área cirúrgica, é importante não abandonar a parte clínica, pois é fundamental.
A duração dessas consultas varia muito, dependendo do quadro de cada paciente, assim como sua condição física e tolerância aos exames. Essa especialidade tem um leque amplo de opções de trabalho.
Da mesma forma que pode desempenhar somente a parte clínica, ou também realizar exames complementares e cirurgias.
Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Finalizando o top 10 das especialidades mais concorridas em nosso país, temos a Radiologia e Diagnóstico por imagem.
Essa especialidade, a princípio, se dedica ao estudo e implementação dos raios-x, métodos como ultrassonografia e ressonância magnética. Para essa especialidade é necessário, no mínimo, três anos de Residência Médica.
Muitas pessoas acreditam que a rotina desse profissional se resume a ficar sentado na cadeira, em frente ao computador, mas a realidade é outra.
À primeira vista, o dia a dia desse profissional é bem mais agitado. Logo, é ele quem define quais são os melhores exames a serem realizados e o protocolo que será utilizado. Ele irá executar o exame, conversar e muitas vezes acalmar o paciente.
Além de realizar os relatórios e pareceres, cumprir suas metas de laudos, gerenciar diversas maquinas.
Uma rotina bem mais agitada do que pensam, não é mesmo?
Enfim, essa especialidade pode ser estressante, mas com certeza é gratificante. A Radiologia é uma área que convive com grande parte das demais especialidades clínicas e cirúrgicas no seu dia a dia.