A dor sempre foi considerada apenas um sintoma de doença, porém, atualmente, sabemos que a dor pode ser o problema por si só, seja ela crônica, aguda ou até mesmo aquela sem nenhuma causa aparente. A Medicina Intervencionista da Dor é uma especialidade nova, que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, oferecendo diferentes diagnósticos e tratamentos para esses diversos tipos de dores, através de procedimentos paliativos e menos invasivos.
Essa área da medicina costuma fazer um trabalho multidisciplinar, pois assim, os resultados são adquiridos com mais facilidade, ajudando o paciente a aumentar sua qualidade de vida. Psicologia, Fisioterapia e Nutrologia, por exemplo, são algumas áreas aliadas nesse processo, pois podem ajudar a descobrir e tratar outras questões que agravam as dores apresentadas pelo paciente.
Há várias possibilidades para, depois de um diagnóstico preciso, controlar dores como: dor lombar, hérnias de disco, artrose, dor de cabeça e etc. Os tratamentos intervencionistas, além de proporcionar alívio imediato, são indicados para quem já foi submetido a procedimentos tradicionais e invasivos, mas não obteve sucesso. Outro ponto positivo desse tratamento e que, em sua maioria, não é necessário haver uma internação. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento.
Texto na íntegra:
https://hospitalnovo.com.br/novosaude/voce-sabe-o-que-e-medicina-da-dor/