Grandes empresas têm priorizado a comunicação eficiente com os consumidores, além de focar em vendas. Um estudo da Infobip revelou desafios em call centers, como sobrecarga (50%) e dificuldades de interação (54%). A automação é apontada como solução, com setores como telecomunicações (64%) e saúde (61%) liderando na implementação.
O varejo e o e-commerce destacam-se na experiência conversacional, com 78% usando chatbots e 73% inteligência artificial (IA). Já telecomunicações combinam canais tradicionais e digitais, enfrentando desafios técnicos, mas avançando com CRM (62%). No setor financeiro, 81% automatizam atendimentos, promovendo jornadas rápidas e práticas. Na saúde, 61% das empresas automatizam marcação de consultas, focando em melhorar a usabilidade.
E-mail (94%) é o canal preferido das empresas, seguido por mídias sociais (70%), SMS (60%) e WhatsApp (59%). A personalização e o uso de IA e chatbots são apontados como pilares para aprimorar a experiência do cliente.
Fonte: Medicina SA