Os pacientes usuários do SUS no estado do Rio de Janeiro contam agora com o Hupe Digital – Centro de Teleconsultas, o primeiro programa de teleatendimento em saúde oferecido na rede pública estadual, após a regulamentação do serviço em 2022. Uma solenidade realizada no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj, na última segunda-feira (13), marcou a inauguração do projeto, que vai oferecer consultas online em especialidades multidisciplinares, incluindo Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Urologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
Além das consultas, avaliações de diagnóstico e prescrições serão feitas por meio do aplicativo gratuito Teleassistência Uerj ou pelo site do programa, obedecendo aos critérios clínicos e com a devida concordância do paciente. São 24 especialistas, que atenderão remotamente a partir de uma sala equipada no Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid da unidade, com acesso à rede e multimídia. Cada profissional utilizará duas telas, uma para manter contato com o paciente por meio de vídeo e outra para visualização e preenchimento do prontuário.
O Centro de Teleconsulta deve prestar até 12 mil atendimentos por mês na primeira fase, que é dedicada exclusivamente aos pacientes já assistidos no Hupe. O objetivo é promover o treinamento desses usuários para o uso da ferramenta.
Fonte: UERJ