Esse post vai para os alunos que vão começar a etapa de início do internato + estudos para residência e traz alguns insights do que NÃO fazer na sua rotina de estudos.
1 – Não ache que o cursinho de residência é a solução
Esse é o período que você vai, provavelmente, escolher um cursinho para estudar para residência. E o grande erro aqui é apostar todas as suas fichas nesse curso preparatório, não se preocupando com o método que usará para estudar o que as aulas e materiais te fornecem.
Então, primeiramente coloque na sua cabeça: determinado cursinho não é igual a aprovação na residência.
Com a tamanha concorrência nas provas hoje em dia, você tem que se diferenciar e adotar uma metodologia e estratégia de estudos.
2 – Ler todas as apostilas não te fará mais inteligente
O tempo despendido na leitura de apostilas não é a maneira mais inteligente de estudar para as provas de residência.
Além de tomar horas e horas e ser um método passivo de estudos, a sua retenção de conteúdo nesse processo é mínima!
Então, o segredo aqui é investir seu tempo em QUESTÕES!
Deixe para usar as apostilas apenas para conteúdos em que sua margem de erro em questões está maior, o que indica um déficit naquela matéria.
Assim, você irá gastar sua energia lendo páginas e páginas de forma pontual e realmente necessária. A fim de preencher as lacunas que podem estar presentes para o entendimento da matéria.
3 – Estudo sem revisão = estudo perdido
Ninguém aqui tem uma mega power memória, convenhamos. Então não tem como retermos um determinado conteúdo de uma aula se ela não for revisada com uma boa periodicidade.
Por isso, é importante você organizar um calendário de revisões, a fim de garantir um contato com aquela matéria de tempos em tempos e ir aperfeiçoando seu conhecimento nela cada vez mais.
A Mentoria Residência facilita sua vida nesse sentido, te entregando uma plataforma com revisões espaçadas e organizadas e acordo com a importância daquele conteúdo nas provas de residência e seu índice de acertos.
4 – Não criar períodos de descanso nos estudos para residência
Muitas vezes entramos com gás todo nessa fase inicial, e quando chega ali o meio do ano para frente, parece que todas as forças foram sugadas.
Isso acontece pois você não criou uma rotina de descanso. Estudar é importante sim, mas a sua bateria mental deve ser reposta.
Então, separe aí 1 dia da semana para cuidar de você, sair com amigos, curtir seu namorado, assistir aquela série e comer uma gordice. Nossa mente precisa desses momentos para recarregar.
Logo, se organize para que você garanta isso para sua saúde. Assim, você conseguirá manter uma constáncia maior ao longo do ano, sem tantos altos e baixos, e subterrâneos.
Texto retirado de: