Erisipela e celulite são duas infecções bacterianas da pele.
ERISIPELA (“febre-de-santo-antônio”): acomete as camadas mais superficiais. A pele apresenta uma coloração vermelha bem intensa e com um aspecto semelhante a “casca de laranja”, podendo haver formação de bolhas cerca de 2 a 3 dias após o início dos sintomas. Rosto, pernas e pés são os locais mais acometidos. Feridas entre os dedos dos pés (frieiras) costumam ser a porta de entrada para a bactéria.
CELULITE: acomete as camadas mais profundas da pele. Em crianças, o local mais acometido é a região periorbitária (ao redor dos olhos), mas também pode afetar pernas e pés. Nessa faixa etária, infecções no nariz e/ou na garganta costumam ser a porta de entrada. Uma das bactérias mais comuns em crianças é a Haemophilus influenzae, para a qual há uma vacina(pentavalente). Além disso, mordidas de animais e feridas abertas também podem causar essa infecção. A pele apresenta uma cor mais rosada, o que ajuda a diferenciar da erisipela.
As duas doenças apresentam sintomas muito semelhantes:
- Febre, calafrios e mal-estar, nos primeiros dias
- Dor no local afetado
- Edema (inchaço)
- Eritema (pele avermelhada)
- Calor local (pele quente)
O diagnóstico dessas doenças é feito com base nos sintomas e na observação das lesões por um médico. O tratamento é feito com antibióticos, de acordo com a gravidade da infecção. Algumas medidas como repouso e elevação da perna, quando acometida, podem ser tomadas para aliviar os sintomas.