1. Organize-se
A maior dica que podemos dar é a organização financeira da sua clínica!
Espero que, ao organizar suas finanças, tenha descoberto que estava com reservas suficientes para enfrentar a diminuição de demanda que teve na pandemia, mesmo que tenha perdido excelentes oportunidades de investir.
Faça da organização um hábito, incorpore-o à sua rotina. Com a análise diária desses dados, você consegue perceber rapidamente pequenas variações no seu resultado.
2. Reveja seus custos
Se você tiver seus custos mapeados, consegue ver claramente no mês onde é o seu ralo escoador de dinheiro. Dessa forma você poderá criar estratégias específicas para esses gastos.
3. Aumente seus ganhos
No caso de uma clínica ou consultório, temos dois caminhos a serem seguidos. O primeiro é o aumento do número de pacientes e o segundo é o aumento do ticket médio, o valor que cada paciente — em média — deixa na sua clínica.
O primeiro caso é indicado para todas as especialidades. Existem ferramentas de busca na internet que aumentam a exposição digital do seu consultório.
E esse tipo de ação pode ser aplicada para consultas particulares ou para atrair pacientes de um convênio específico que você tenha.
Saiba qual é o plano que melhor te remunera e traga esses pacientes.
A segunda estratégia é aplicada a especialidades como Dermatologia e Cirurgia Plástica, pois o incremento ao ticket médio depende exclusivamente da indicação, vontade e disponibilidade financeira de cada paciente.
Nessa estratégia, o parcelamento dos procedimentos é fundamental.
4. Crie um fundo de reserva
Um fluxo de caixa organizado ajuda muito ao seu consultório ter resultados positivos, mas ter um fundo reserva é o segundo passo para ter tranquilidade na condução da sua clínica.
Temos que pensar que, assim como nós, um CNPJ também pode sofrer com imprevistos. Uma programação para pagamento do 13º ou uma demissão não programada são exemplos para o uso do fundo.
5. Invista
Aqui vamos falar de investimento na sua carreira ou na sua clínica.
E como eu consigo enxergar que aquela dívida assumida é um investimento ou um endividamento?
A primeira coisa que você deve colocar no lápis é o retorno sobre aquele investimento. No jargão financeiro, o ROI.
Na nossa prática, imagine que investir é como uma vacina e o resultado é a soroconversão. A imunização traz ganhos duradouros e eles superam em muito o custo da vacina, mostrando que o retorno financeiro é positivo.
Vou te dar um outro exemplo que vai te ajudar bem! Imagine que você comprou um equipamento novo para sua clínica, que na sua expectativa aumentará o faturamento em 20%.
Após a incorporação desta nova tecnologia o ROI é positivo, as parcelas daquele aparelho não são uma dívida e sim um investimento.
E lembre-se que todo gasto com formação e atualização profissional é um investimento, então use-o! Ache um nicho de mercado no qual você seja relevante e traga fluxo de pacientes para seu currículo.
O mundo está na internet, saiba usar a sua especialização ao seu favor como um chamariz de clientes.
Texto na Íntegra:
Saúde financeira da clínica: como calcular o número de pacientes ideal