Bebês com perda auditiva profunda são normalmente considerados para implante coclear. Muitos planos de saúde negam a implantação a crianças com deficiências de desenvolvimento porque elas têm potencial limitado para adquirir comunicação verbal.
Neste estudo, publicado pela revista Pediatrics, os pesquisadores aproveitaram as diferentes restrições de cobertura de planos de saúde para comparar os resultados após o implante coclear ou o uso contínuo de aparelho auditivo.
Crianças pequenas com surdez foram identificadas prospectivamente em 2 estados diferentes dos Estados Unidos, Texas e Califórnia, e acompanhadas longitudinalmente por uma média de 2 anos.
As crianças da coorte 1 (n = 138) apresentaram cognição e comportamento adaptativo normais e foram submetidas ao implante coclear. As crianças das coortes 2 (n = 37) e 3 (n = 29) apresentaram baixa cognição e baixo comportamento adaptativo. Os da coorte 2 foram submetidos ao implante coclear, enquanto os da coorte 3 foram tratados com aparelhos auditivos.
As coortes não diferiram substancialmente nas características demográficas. Usando a coorte 2 como referência, as crianças da coorte 1 apresentaram ganhos mais rápidos em funções cognitivas, adaptativas, linguagem e habilidades auditivas (coeficientes estimados, 0,166 a 0,403; P ≤0,001), enquanto as crianças da coorte 3 apresentaram ganhos mais lentos (-0,119 a -0,243; P ≤0,04).
As crianças da coorte 3 também tiveram maiores aumentos no estresse dentro do sistema pai-filho (1,328; P = 0,02), enquanto as coortes 1 e 2 não foram diferentes.
O estudo concluiu que o implante coclear beneficia crianças com surdez e atrasos no desenvolvimento. Essa descoberta tem implicações para políticas de saúde não apenas para planos de saúde privados, mas também para grandes programas estaduais administrados publicamente.
As habilidades cognitivas e adaptativas não devem ser usadas como um “teste decisivo” para o implante coclear pediátrico.
Fonte:
https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/149/6/e2021055459/188094/Cochlear-Implants-for-Deaf-Children-With-Early?redirectedFrom=fulltext