A Medicina já mudou e ainda vai mudar muito por causa das inovações tecnológicas. O médico Bertalan Mésko é conhecido mundialmente por trabalhar com Medicina Futurista e, em um artigo no site Medical Futurist, ele lista as 11 especialidades que acha que têm mais potencial para crescer com a expansão da tecnologia na Medicina.
Veja quais são:
Medicina Generalista
Para Mésko, a tecnologia pode permitir que os médicos dediquem mais tempo ao paciente. Isso pode acontecer porque sensores vestíveis serão capazes de transmitir ao smatphone dos médicos dados vitais do paciente, avisando quando algo não está correto.
Isso pode permitir que o médico generalista seja um cuidador do paciente e tenha mais disponibilidade para aconselhá-lo.
Ginecologia e Obstetrícia
Essa especialidade pode avançar muito com o uso de sensores que podem monitorar os sinais vitais da mãe e do bebê, garantindo que os cuidados necessários serão providenciados rapidamente em casos de emergências
Radiologia
Novos computadores cognitivos poderão escanear milhares de imagens radiológicas em segundos. Para Mésko, isso não irá substituir o trabalho humano, e sim fazer com que os radiologistas supervisionem os algoritmos e ganhem tempo para investir em pesquisa e inovação.
Oftalmologia
Essa especialidade tem grande potencial de crescimento com o surgimento de novos implantes retinianos e lentes de contato digitais.
Medicina Esportiva e Reabilitação
A inovação tecnológica já afetou bastante essa área. Primeiro, com os aplicativos que focavam em pessoas que se exercitam, depois com os aplicativos desenvolvidos especialmente para medir a performance de atletas. Com isso, a Medicina Esportiva passa a ter dados mais concretos para medir como os pacientes estão evoluindo.
Oncologia
Para Mésko, a Oncologia irá ditar os caminhos da medicina personalizada. Sequenciamento genético e o estudo sobre biomarcadores estão contribuindo para o processo. Os tumores poderão ser diagnosticados precocemente e sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Dermatologia
A Dematologia também é uma área que já começou a ser afetada positivamente pelos avanços tecnológicos. Hoje os pacientes já conseguem enviar imagens da pele para os médicos através de smartphones. Para Mésko, todos ganham: os pacientes precisam mais esperar por atendimento no consultório e o médico consegue resolver casos simples em menos tempo.
Emergência
Há situações de emergência em que o tempo é crucial. Isso requer respostas rápidas, e as inovações tecnológicas ajudam nesse sentido. Além disso, drones médicos têm capacidade de transportar rapidamente drogas, vacinas e materiais.
Gastroenterologia
A nanotecnologia ajudará muito os gastroenterologistas a analisar o estômago e os intestinos. Mésko cita a Pill-Cam, uma câmera do tamanho de uma pílula que pode ser engolida pelo paciente. Com ela, o médico pode visualizar o intestino delgado, esôfago e cólon.
Doenças infecciosas
Com a globalização, doenças infecciosas podem ser transmitidas muito facilmente para diversas partes do mundo. A tecnologia vai ajudar a Medicina a estar sempre preparada para enfrentar epidemias.
Cirurgia
O futuro das cirurgias é serem guiadas por dados, robores e inteligência artifical. Tudo isso pode elevar o nível de precisão e eficiência dos cirurgiões a um patamar nunca antes visto.
Texto na íntegra:
https://www.sanarmed.com/11-especialidades-medicas-potencial-para-o-futuro-tecnologia?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=dsa-geral&utm_term=revalida&gclid=CjwKCAjw7diEBhB-EiwAskVi1ypFJ9ACo1heuYSs1I2Z46HelyqvIO6YpOJyLdmH2IdKwukjFMamgxoCBTgQAvD_BwE