Pessoas com obesidade que estão hospitalizadas com COVID-19 têm uma taxa significativamente maior de admissões na UTI e maior tempo de permanência na UTI em comparação com pessoas com índice de massa corporal (IMC) normal, de acordo com um estudo apresentado virtualmente no ENDO 2021, o encontro anual da Endocrine Society’s.
“A associação entre obesidade e um curso clínico mais grave de COVID-19 destaca a vulnerabilidade desta população durante a atual pandemia e a necessidade de esforços de saúde pública para prevenir e tratar a obesidade, na atual pandemia e além”, disse o pesquisador principal Yu Mi Kang, MD, Ph.D., de Yale New Haven Health.
Mais de 40% dos americanos vivem com obesidade, um dos fatores de risco significativos para COVID-19. Kang e colegas queriam determinar e descrever o impacto da obesidade no curso clínico de COVID-19, em comparação com indivíduos que não têm obesidade.
Os pesquisadores analisaram dados de 3.268 pacientes adultos hospitalizados com COVID-19 em cinco hospitais do Sistema de Saúde de Yale New Haven entre março e novembro de 2020.
Entre os pacientes hospitalizados, 43% apresentavam obesidade, 15,8% morreram e 24,2% necessitaram de cuidados em nível de UTI. Pacientes com obesidade eram 26% mais propensos a necessitar de cuidados na UTI em geral do que pacientes sem obesidade. Pacientes com COVID-19 com medidas de índice de massa corporal (IMC) mais altas eram ainda mais propensos a necessitar de cuidados na UTI. Indivíduos com obesidade grave, ou IMC de 40 ou mais, tinham duas vezes mais chances de precisar de cuidados na UTI em comparação com pacientes com IMC normal. O estudo não encontrou um maior risco de morte em pessoas com obesidade em comparação com aqueles com IMC normal.
“Nosso trabalho ressalta o impacto da obesidade no curso de COVID-19 e enfatiza a necessidade de garantir que a obesidade receba consideração apropriada para estratificação de risco, protocolos de vacinação e manejo hospitalar de COVID-19”, disse Kang.
Fonte: https://www.endocrine.org/news-and-advocacy/news-room/featured-science-from-endo-2021/hospitalized-covid-patients-with-obesity-are-significantly-more-likely-to-need-icu-care