É bastante provável que você já tenha ouvido alguém falar que faria um pitch. Esse “discurso de venda” é ideal para apresentações curtas de cinco a dez minutos. Contudo, imagine encontrar o comprador – ou investidor – da sua proposta no elevador, a conversa terá de ser rápida. Ou seja, sua apresentação deverá ter uma duração próxima de 60 segundos.
O pitch de elevador é assim chamado por ser curto o suficiente que poderia ser usado mesmo em uma rápida viagem de elevador. Por isso, ele precisa ser bastante objetivo. Diga quem você é, o que faz e o que deseja fazer (se estiver procurando emprego).
Quando usar um pitch de elevador
Existem diversas situações que um pitch de elevador pode ser necessário: vídeos ou cartas de apresentação em processos seletivos, para escrever uma bio no LinkedIn ou outra rede social ou mesmo em apresentações públicas. Aliás, o discurso é ideal para entrevistas de emprego, especialmente quando você for questionado sobre si mesmo.
O que é e como fazer um bom pitch: 5 dicas para apresentar a sua trajetória
Seja qual for a atividade ou evento que permita o networking. Com ele, é possível apresentar de maneira breve sua aptidão profissional, pontos fortes e habilidades. Assim, o chamado “discurso de elevador” é uma ótima maneira de ganhar confiança ao se apresentar, visto que você pode explicar de forma assertiva o que tem a oferecer.
Como preparar um pitch de elevador
Não há segredos para fazer um bom pitch de elevador. Basicamente, você precisa ser breve e criar um discurso cuja duração tenha variação de 30 a 60 segundos. Não é necessário apresentar todos o seu histórico profissional e acadêmico. No entanto, essa apresentação deve fazer uma breve recapitulação de quem você é e o que faz.
Apesar disso, é possível tomar algumas dicas para tornar o seu discurso ainda mais eficaz. Para isso, na hora que estiver compondo o seu pitch, considere os seguintes pontos:
1. Compartilhe suas habilidades
Uma boa apresentação deverá explicar que é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Esta é a sua chance de brilhar (cuidado para não soar vaidoso), porém compartilhe seus pontos fortes sem medo.
2. Mencione seus objetivos
Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos. Você pode dizer, por exemplo, que busca atuar em determinada área ou crescer dentro dela.
3. Conheça o seu público e fale com ele
Você pode (e deve) ter um pitch pronto, porém leve em consideração fazer ajustes quando necessário. Afinal, a depender do público com quem se fala, destacar determinada habilidade ou curso faz mais sentido do que para outros. Em um processo seletivo, por exemplo, é sempre válido avaliar se o seu discurso está alinhado com os objetivos da vaga.
4. Seja positivo e flexível
Você está fazendo uma apresentação sobre si próprio e, muito provavelmente, para pessoas que estão conhecendo você. Evite informações que possam dar um tom negativo para o seu discurso. Mostre-se flexível e aberto a novas descobertas e experiências.
5. Pratique, pratique e pratique!
Por fim, mas não menos importantes: pratique! Se o seu pitch é escrito, tudo bem, não é necessário. Mas se é um discurso falado, é importante praticar. E, note, não se trata de simplesmente decorar um texto pronto. Neste caso, é reproduzir o discurso, tornando-o mais natural – já que um texto bem escrito nem sempre produz uma conversa interessante.
Além disso, ajuste palavras e tom quando achar necessário. Assim, quanto mais você praticar, mais fácil será transmiti-lo quando estiver em um evento de networking profissional ou em uma entrevista de emprego.
Exemplos de pitch de elevador
Sobre o assunto, o Indeed elencou quatro exemplos de pitch de elevador que podem ser copiados e adaptados para diferentes usos e contextos. Confira a seguir:
Contexto: entrevista de trabalho
Cargo: Assistente Executivo
“Olá, meu nome é Mark. Muito obrigado por me receber hoje! Bom, depois de me formar como bacharel em Administração, passei os últimos três anos construindo minha experiência profissional como Assistente Executivo. Gerenciei com sucesso a coordenação de eventos ponta a ponta e construí uma forte rede profissional para meus colegas. Fiquei animado em aprender sobre esta oportunidade e adoraria ter a oportunidade de trazer minhas habilidades de gerenciamento de projetos e liderança para esta posição.”
Contexto: procurando um mentor
Cargo: Designer Gráfico
“Olá, sou Molly, prazer em conhecê-lo! Sou designer gráfico na ABC Inc., onde sou responsável pela criação de designs intuitivos para uma variedade de materiais de marketing para nossos clientes. Anteriormente, fiz mestrado em Design Gráfico. Estou procurando experiências para aprender mais sobre caminhos de carreira e maneiras de crescer e assumir um papel de diretor de Arte nos próximos anos. Seu trabalho com a marca XYZ inspirou a maneira como penso sobre design – e adoraria falar mais sobre uma possível mentoria com você, se isso for algo para o qual você tenha tempo e interesse.”
Como fazer um pitch e convencer outros sobre sua ideia em poucos minutos
Contexto: adicionando um contato
Cargo: Analista de Negócios
“Olá! Meu nome é Anne, é um prazer conhecê-lo. Tenho formação em Business Analytics com pouco mais de dez anos de experiência na criação de soluções baseadas em dados para vários problemas de negócios. Especificamente, adoro e tive grande sucesso na avaliação estratégica da análise de dados com nossa equipe executiva. Parece que você faz um trabalho semelhante ao meu e gostaria de manter contato para saber mais sobre o que você e sua empresa fazem.”
Contexto: procurando uma oportunidade de trabalho
Cargo: Planejador de Mídia
“Olá, sou o Tom. Passei os últimos oito anos aprendendo e crescendo na função de planejador de mídia. Uma das minhas conquistas de maior orgulho foi um projeto ‘pro-bono’, que foi reconhecido como uma das principais campanhas sem fins lucrativos no ano passado. Há já algum tempo estou interessado migrar minha atuação para uma organização sem fins lucrativos e adoro o que a sua empresa faz na área da educação. Você se importaria de me contar sobre qualquer necessidade de planejamento de mídia que eu possa ter na equipe?”
Fonte:
Na Prática