Pergunta:Renan (Universidade Federal de Pernambuco)
Boa tarde! Estou no último ano do internato e já me decidi pela clínica médica. Minha dúvida é entre a escolha do hospital. Estou em dúvida em dois serviços de clínica aqui da minha cidade. O Hospital das clinicas da UFPE, mais concorrido, mais conhecido pelo país e com uma excelente qualidade de preceptores, que discutem bastante, fazem muita ciência, porém a enfermaria tem menos pacientes. A outra hospital é o Real hospital português, particular e segundo mais concorrido (aqui é uma prova unificada) é uma residencia nova, menos conhecida nacionalmente, mas igualmente boa na formação, com excelentes preceptores e uma grande variedade de exames e etc, porém perde em procedimentos por ser privado. Um ponte positivo seria o network que eu já faria lá. Minha duvida é qual hospital colocar como primeira opção…
Resposta :
Três fatores são fundamentais na escolha da Residência médica :
- Estrutura Hospitalar adequada – boas instalações, recursos diagnósticos (laboratório, tomografia. Ressonância magnética…)
- Staff Qualificado e comprometido com o ensino (serviços universitários levam vantagem nesse quesito)
- Quantidade de pacientes que permitam o treinamento em serviço; característica de um programa de residência.
Como de um modo geral após a residência de clínica médica, o profissional vai acabar optando por uma sub especialidade clinica, a residência de clínica médica passa a ter uma importância menor na formação do profissional, sendo de maior relevância a residência posterior na sub especialidade (cardio, gastro, pneumo, endócrino…)
Concluindo: provavelmente sua melhor opção seria a residência em serviço universitário, onde o item 2 seria mais beneficiado.
Sucesso
Mário Novais